terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Conheça os tipos de radares presentes nas vias brasileiras

Esta é para quem costuma pisar fundo no acelerador, não respeitando os limites de velocidade. Os radares, chamados de "equipamentos medidores de velocidade" pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) estão cada vez mais eficientes - há até um que registra o veículo infrator em movimento. É o que revela uma matéria publicada pela revista Autoesporte. Seja medindo por meio de sensores de superfície, laser ou doppler, eles podem gerar multas que variam de R$ 68,10 a R$ 957,70, e perda de três a sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Em Minas Gerais, a primeira fase do Programa Estruturador de Aumento da Capacidade de Segurança dos Corredores de Transporte (Proseg), que está em andamento, reúne investimentos de R$ 7 milhões para a instalação de 74 novos radares em rodovias estaduais.
 

DISCRETOS OU NÃO
Veja quais são os cinco tipos do equipamento

Fixo - Como o próprio nome diz, é instalado em local definido, permanente
Estático - Alojado em um suporte ou um veículo estacionado (como uma viatura policial), pode estar em qualquer lugar, a qualquer momento
Móvel - Instalado em um veículo em movimento, faz medições ao longo do percurso
Portátil - É operado manualmente por uma autoridade de trânsito, que o direciona ao veículo alvo
Pardal - Presente em cruzamentos, registra quem avança o sinal vermelho

Tolerância
Para velocidades de até 100 km/h, quem ultrapassou o limite tem tolerância de até 7 km/h. Acima de 100 km/h, mede-se a partir de um percentual de 7%

3 comentários:

Anônimo disse...

eu nã entendo é nada so quero é fazer meu trabalho

Anônimo disse...

TUDO pela direção defensiva. Aleluia! Poupando vidas.

Anônimo disse...

Isso é uma mafia querem tirar dinheiro de tudo jeito