quarta-feira, 22 de julho de 2009

ESPECIALISTA ALERTA SOBRE TROCA DE LÂMPADAS



MANUTENÇÃO - Quem busca uma melhor iluminação ao trocar as lâmpadas do seu carro pode estar na verdade criando uma falsa impressão, além de problemas no conjunto ótico e parte elétrica. É comum a substituição de lâmpadas de 55 Watts por outras de 100 W, mas o coordenador de desenvolvilmento da Nino Faróis, Lázaro Moraes, não recomenda tal ação.

"A intensidade da radiação da luz gerada pela lâmpada não é medida por Watt, que mede a energia gasta pela peça, e sim em Lumen, que quantifica o alcance da luminosidade emitida. Desta forma, a potência de luminosidade não está, necessariamente, relacionada ao Watt”, explica.

Segundo Lázaro, a troca da lâmpada não duplicará a luz, mas fará o ofuscamento quadruplicar, já que a luz se espalha pela via, prejudicando a visibilidade de quem ali dirige. Além disso, o uso incorreto pode ocasionar o fosqueamento do refletor, além de danos como o superaquecimento do conjunto óptico, provocando derretimento ou curto circuito na parte elétrica.

Quando utilizadas as lâmpadas corretas, a iluminação chega a superar a opção de 100W. “É importante utilizar peças indicadas pelos fabricantes dos veículos. Isso mantém a qualidade da iluminação, sem causar maiores danos, inclusive ao bolso. Afinal, esse tipo de troca nem sempre fica mais em conta, além do riscos”, aconselha Moraes.

Fabricantes de lâmpadas garantem um funcionamento médio de 400 horas, mas a vida útil pode superar mil horas. A necessidade de troca geralmente ocorre quando a capacidade de iluminação diminui e a luz ganha um tom amarelado. Muito antes de queimar, a lâmpada perde a intensidade de radiação. (B.F.)

Nenhum comentário: