MERCADO - Carroças. Essa foi a definição dada aos carros nacionais pelo então presidente Fernando Collor no início da década de 90. Com a abertura das importações, pouco tempo depois, muita coisa mudou. Mesmo assim ainda hoje nossas fábricas mantém modelos desatualizados, se comparados aos seus equivalentes dos países de Primeiro Mundo, quase todos europeus. Listamos todos eles (incluindo os feitos no Mercosul).
Três marcas não foram incluídas na lista por motivos distintos: a Hyundai produz somente o caminhão HR; a Troller não comercializa o T4 fora do Brasil; o CLC da Mercedes-Benz é produzido apenas em Juiz de Fora e exportado para todo o planeta. Os japoneses são uma exceção à regra. Civic e Fit, da Honda, Frontier, da Nissan, e Corolla, da Toyota, são iguais aos vendidos lá fora.A Volkswagen Kombi, feita aqui desde 1959, é o maior disparate: está mais de três décadas atrasada. Golf e Scénic, da Renault, estão duas gerações atrás e sequer têm previsão de renovação em solo tupiniquim. A mesma expectativa se mantém para os Chevrolet Astra, Zafira e Vectra, Citroën C4 hatch e Pallas, Ford F-250, Peugeot 207, e os Renault Clio, Kangoo e Mégane Grand Tour- esta sem concorrentes, após a descontinuação da Toyota Fielder. (B.F.)
CHEVROLET
- Astra
Equivalente no exterior: Opel Astra (nova geração), Europa
- Corsa
Equivalente no exterior: Opel Corsa (nova geração), Europa
- S-10
Equivalente no exterior: Chevrolet/Isuzu D-Max (nova geração), Equador e Japão
- Blazer
Equivalente no exterior: Chevrolet Blazer (nova geração), Estados Unidos
- Vectra
Equivalente no exterior: Opel Insígnia (nova geração), Europa
- Zafira
Equivalente no exterior: Opel Zafira (nova geração), Europa
CITROËN
- C4
Equivalente no exterior: C4 (reestilizado), Europa
- C4 Pallas
Equivalente no exterior: C4 Pallas (nova geração), China
FIAT
- Dobló
Equivalente no exterior: Dobló (reestilizado), Europa
- Stilo
Equivalente no exterior: Bravo (nova geração), Europa
- Uno
Equivalente no exterior: Panda (nova geração), Europa
FORD
- F-250
Equivalente no exterior: F-250 (reestilizado), Estados Unidos
- Fiesta
Equivalente no exterior: Fiesta (nova geração), Europa
- Ranger
Equivalente no exterior: Ranger (nova geração), Tailândia
HONDA
Todos os seus modelos nacionais estão atualizados
MITSUBISHI
- Pajero Sport
Equivalente no exterior: não tem, pois foi descontinuado
NISSAN
Todos os seus modelos nacionais estão atualizados
PEUGEOT
- 206
Equivalente no exterior: 206+ (reestilizado), Europa
- 207
Equivalente no exterior: 207 (nova geração), Europa
- 307
Equivalente no exterior: 308 (nova geração), Europa
- Partner
Equivalente no exterior: Partner (reestilizado), Europa
- 407
Equivalente no exterior: 407 (reestilizado), Europa
RENAULT
- Clio
Equivalente no exterior: Clio (nova geração), Europa
- Logan
Equivalente no exterior: Logan (reestilizado), Europa
- Mégane Grand Tour
Equivalente no exterior: Mégane Sport Tourer (nova geração), Europa
- Scénic
Equivalente no exterior: Scénic (duas gerações à frente da nossa), Europa
- Kangoo
Equivalente no exterior: Kangoo (nova geração), Europa
TOYOTA
Todos os seus modelos nacionais estão atualizados
VOLKSWAGEN
- Golf
Equivalente no exterior: Golf (duas gerações à frente da nossa), Europa
- Polo
Equivalente no exterior: Polo (nova geração), Europa
- Kombi
Equivalente no exterior: Eurovan (três gerações à frente da nossa), Europa
3 comentários:
Amigo,
Você se enganou no cso do UNo pois o mes fi substituido na Itálipelo Pnto e não pelo Panda que já existia antes do Uno deixar des fabricado lá.
Anônimo, em momento algum eu disse que o Panda substituiu o Uno. O que está escrito no post é que são modelos equivalentes. Na Europa ou aqui, o Punto está numa categoria acima. Espero que tenha entendido o meu raciocínio.
Postar um comentário