terça-feira, 3 de julho de 2012

Duas em uma


Spin, a nova minivan da Chevrolet, substitui de uma só vez Meriva e Zafira com configurações de cinco ou sete lugares

Uma criação brasileira, fruto do centro de desenvolvimento de São Caetano do Sul, a Spin dá sequência à aguardada renovação de produtos da Chevrolet com uma dupla missão: substituir de uma só vez as veteranas Meriva e Zafira. Embora ambas sejam de segmentos distintos, o novo modelo compacto demonstra ter dimensões suficientes para tal ao oferecer opções de cinco ou sete lugares num mesmo formato de carroceria (e comprimento). Em duas versões de acabamento – LT e LTZ –, motor 1.8, câmbio manual ou automático de seis velocidades, a minivan parte de R$ 44.590 e em breve também será vendida em países da América do Sul e Ásia.

Construída na plataforma do Cobalt, a Spin herda diversos detalhes de estilo do sedã. A dianteira ostenta a tradicional grade bipartida. Os faróis cresceram e se tornaram mais agradáveis ao gosto da maioria. Os ressaltos sobre os para-malas igualmente marcam as laterais, de linha de cintura alta. Na traseira, um detalhe interessante: as lanternas possuem uma saliência que dispersa a turbulência do ar, evitando assim que as luzes fiquem sujas e, portanto, percam a eficiência diante de intempéries da natureza.


A adoção de um generoso entre-eixos de 2,60 metros – distância típica de carros médios – favoreceu o espaço interno, compensando a perca do rebatimento total da terceira fileira de assentos antes disponível na Zafira. O painel, moderno e amplo, possui dons tons de cor e o porta-luvas fica localizado na parte superior. Um cuidado no acabamento é percebido na adoção de detalhes cromados e prateados no volante, botões do ar-condicionado, rádio, manopla do câmbio e freios de mão. A instrumentação em cor branco gelo combina itens analógicos (como conta-giros) e digitais, sem se esquecer do imprescindível computador de bordo.



A lista de equipamentos de série é atraente, apesar de oferecer o piloto automático apenas como opcional. A versão LT vem com airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS com EBD, vidros e travas elétricas e ajuste de altura do banco do motorista e do volante. Opcionalmente também são oferecidas rodas de alumínio, rádio CD MP3 e Bluetooth. A versão LTZ adiciona terceira fileira de bancos, rack de teto, computador de bordo, sensor de estacionamento e controles no volante.

O motor é o velho 1.8 com melhorias no sistema de admissão de ar e escape e o sufixo Econo.Flex no nome. Agora a unidade gera 106 cv/108 cv (cavalos) e torque de 16,4/17,1 kgfm quando abastecido com gasolina e etanol, na ordem. Cerca de 90% do torque está disponível entre 2.500 e 4.700 rpm. O câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automático de seis velocidades com trocas sequenciais – mesma caixa de transmissão utilizada no recém-lançado Sonic e no Cruze –, algo único no segmento.


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Preços:
Com sete lugares na versão LTZ, a Spin custa R$ 50.990. Equipada com câmbio automático e piloto automático, a minivan vai a R$ 54.690.

Oito opções de cores:
Branco Summit, Preto Global, Bege Desert, Azul Macaw, Prata Polaris, Cinza Mond, Cinza Rusk e Verde Lotus.

Acessórios:
Para os fãs de personalização, a Chevrolet oferece acessórios que vão desde a ponteira cromada do escapamento aos frisos laterais pintados na cor da carroceria. Há ainda farol de neblina para a versão LT, tapetes em carpete para passageiros, protetores de plástico para os para-choques dianteiro e traseiro e telas de DVD de sete polegadas para os encostos de cabeças traseiros.

Um comentário:

  1. É uma pena essa traseira da Spin. Faz meus olhos arderem! Está muito bom o blog! Parabéns!

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