terça-feira, 22 de maio de 2012
Símbolo suavizado
Ausente por dois anos, Chrysler 300C retorna em segunda geração mais elegante, equipada com novo motor 3.6 V6 e câmbio automático de oito velocidades
Fotos: Pedro Bicudo/Divulgação
O estilo bonachão do 300C sempre foi o grande chamariz do sedã grande, mas isso parece ter sido amenizado na segunda geração do carro, um dos símbolos da Chrysler. Produzido em Ontário, Canadá, ele retorna ao mercado brasileiro após um hiato de dois anos, totalmente reformulado por dentro e por fora, trazendo sob o capô um novo 3.6 V6 Pentastar 35 cv (cavalos) mais potente que o antecessor, aliado a um moderníssimo câmbio automático de oito velocidades, ao preço de R$ 179.900 na região Sudeste do país. Sinal de que os tempos da marca – agora controlada pelo grupo Fiat – são outros...
Suavizado por um lado, o 300C manteve as proporções bem imponentes da carroçaria por outro. Faróis são bixenônio adaptativos, com LEDs em forma de C. A grade de sete lâminas cromadas remete ao novo logotipo (e fase) da Chrysler. O para-brisa foi inclinado para trás em 7,5 cm, tudo em nome da aerodinâmica, enquanto a visibilidade cresceu 15% com a adoção de colunas dianteiras mais finas. Visto de lado, o sedã exibe rodas aro 18 de alumínio. A traseira conserva a classe das lanternas verticais com um toque de esportividade no pequeno defletor da tampa do porta-malas e as duas ponteiras ovais do escapamento.
O habitáculo, além de couro natural perfurado, apresenta acabamento sensivelmente superior. No painel, dezenas de apliques prateados dividem espaço com a bela iluminação azul-safira da instrumentação. O conjunto é completado por uma tela multimídia de 8,4 polegadas no console central. Sensível ao toque, ela integra o sistema Uconnect Touch – compatível com CD, DVD e MP3 – e o navegador da marca Garmin. O áudio é ecoado pelo potente sistema da Alpine, com amplificador de 506 W e dez alto-falantes, já incluindo um subwoofer.
A conectividade está presente por vários meios. Qualquer dispositivo com tecnologia Bluetooth pode ser pareado pelo sistema de comunicação Uconnect, que oferece comandos de voz. A entrada USB permite controle de aparelhos como iPod, iPhone e iPad. O 300C oferece ainda entrada auxiliar analógica.
Entre os equipamentos de série, segurança é referência. A lista inclui oito airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC), freios a disco nas quatro com rodas com ABS e monitoramento da pressão dos pneus.
286 cv
Aplicado em outros membros da pole Chrysler – como o Jeep Wrangler –, o novo motor 3.6 V6 feito de alumínio ostenta 24 válvulas controladas por dois comandos variáveis na admissão e escape. Tecnologia suficiente para gerar 286 cv de potência, 37 cv a mais que o antigo 3.5 V6. Mas a maior troca veio na transmissão: no lugar da automática de cinco marchas, entra em cena o câmbio E-Shift de oito marchas, produzido pela ZF, prometendo mudanças tão imperceptíveis quanto um câmbio CVT. O aumento no número de marchas também otimizou a economia de combustível, garante a Chrysler (veja a ficha técnica).
O silêncio ao rodar é reforçado pela suspensão independente nas quatro rodas com dispositivo nivelador. A configuração é de dois braços em “A” na frente e de cinco braços (five-link) atrás. Outro fator importante é a distribuição de peso: 52% sobre o eixo dianteiro e 48% no traseiro, responsável pela tração. Um 300C mais “leve” do que nunca.
Ficha técnica
Chrysler 300C 2012
Motor – Seis cilindros em V, 3.604 cm³, a gasolina, com 24 válvulas; potência de 286 cv a 6.350 rpm; torque de 34,7 kgfm a 4.650 rpm
Transmissão – Automática, de oito velocidades
Aceleração até 100 km/h – n/d
Máxima – n/d
Direção – Assistência hidráulica
Dimensões – 5,04 metros de comprimento; 1,90m de largura; 1,48m de altura
Porta-malas – Capacidade para 462 litros de bagagem
Consumo médio – 8,1 km/l (urbano) e 13,2 km/l (rodoviário), ambos avaliados pela Chrysler nos EUA
Requisitos de combustível – gasolina comum sem chumbo, 87 octanas
[saiba mais]
Preços distintos:
Para as regiões sul e os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o 300 C custa R$ 179.900. No Espírito Santo e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o valor cai para R$ 176.298.
Principais equipamentos de série:
Airbags frontais, laterais dianteiros, traseiros tipo cortina e suplementares laterais, montados nos bancos dianteiros
Ar-condicionado automático de duas zonas de temperatura
Áudio premium com nove alto-falantes, incluindo subwoofer e amplificador de 506 Watts
Bancos dianteiros elétricos, ajuste lombar e apoios de cabeça ativos
Bancos de couro, dianteiros com ventilação e aquecimento
Bancos traseiros com aquecimento
Computador de bordo com tela LCD de 3,5 polegadas
Controles de áudio no volante
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Faróis bixenônio adaptativos com LEDs diurnos
Freios ABS
Monitoramento da pressão dos pneus
Persiana traseira com acionamento elétrico
Piloto automático
Porta-copos climatizados
Rádio CD MP3 integrado à tela LCD de 8,4 polegadas, navegador e bluetooth
Retrovisores externos com luzes de direção integradas, rebatíveis eletricamente, aquecidos, memorizados e antiofuscantes
Sensor de chuva
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Sistema de entrada e partida sem chaves Enter’N GO
Teto solar panorâmico
Volante aquecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário