domingo, 27 de maio de 2012

DeScolado


Primeiro de uma nova linhagem Citroën, DS3 é tão divertido quanto um Mini Cooper e custa menos: a partir de R$ 79.900, com motor 1.6 turbo
   
Hatchback, coupé, moderninho, nostálgico. São muito os adjetivos que podem ser dados ao DS3, o primeiro da família DS, nova leva de luxo e arrojo da Citroën. Se por um lado o estilo sedutor pode ser o grande mote de compra, por outro, o carro leva consigo o estigma de chegar quase dois anos atrasado ao Brasil – seu lançamento estava programado para 2010, mas foi cancelado duas vezes por razões não muito bem explicadas... Sob o capô, o motor 1.6 turbo de 165 cv (cavalos) assegura uma direção no mínimo divertida. Atributos que tornam este descolado de R$ 79.900, um concorrente direto (e mais em conta) do Mini Cooper.

A originalidade é o que melhor define o desenho deste compacto de 3,95 metros de comprimento. A começar pelas barbatanas de tubarão na coluna B lateral, que se evidencia sobre a pintura diferenciada do teto. Luzes diurnas em LEDs complementam o belo conjunto frontal, semelhante ao do C3, compacto com o qual o DS3 compartilha a plataforma e a alma (o primeiro não é oferecido em carroceria duas portas). A esportividade é assinalada na traseira por um aerofólio com break-light e dupla saída de escape.


A cor branca Blanc Banquise, moda entre modelos de luxo no Brasil, é acompanhada por outras sete opções: Rouge Aden (vermelha) e Jaune Pégase (amarela), além das metalizadas Noir Obsidien (preta), Gris Aluminium (prata), Gris Shark (cinza), Bleu Belle-île (azul) e Rouge Erythrée (vermelha). Pode-se optar também entre quatro cores para os centros das rodas: preta, amarela, vermelha e branca.

O painel foi construído de forma que a parte superior dê a noção que seja flutuante, exatamente como o teto. A horizontalidade do conjunto é reforçada por uma faixa que percorre a peça, de lado a lado. Três indicadores cônicos, um volante de diâmetro reduzido (363mm), assentos baixos e envolventes constroem um cockpit, confirmando o lado endiabrado do DS3.


A sua cara
Para acentuar ainda mais seu lado descolado, o DS3 entra na onda do próprio Mini Cooper, os Fiat 500 e novo Uno, ao propor diferentes temas de personalização. Adesivos de teto representam modos de vida e tendências. Eles configuram, através de leves toques, a carroceria e o espaço interno. São eles: Plane, Onde, Map, Tribe, e as faixas Natural, French Touch e Furtif.

O porta-malas é tão pequeno quanto no Mini. Nele, cabem somente 280 litros de bagagem, capacidade que pode subir para 980 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A segurança está presente por meio de seis airbags, ajuda à frenagem de emergência (AFU), freios ABS, repartidor eletrônico de frenagem (REF), e até mesmo fixações Isofix para cadeirinhas no banco traseiro, embora o espaço próprio para dois ocupantes de no máximo 1,70 m de altura não seja apropriado como numa minivan...

E que motor...
O motor é o 1.6 16v THP (traduzindo do inglês, turbo de alta pressão) construído em parceria com a BMW, adotado em modelos como o crossover 3008, aliando a vantagem de um quatro cilindros com o turbo compressor. São 165 cv e torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm, reforçados pelo sistema Overboost (o mesmo do Fiat Bravo T-Jet). Ativado a partir da terceira marcha, ele aumenta temporariamente a pressão do turbo, elevando a dose de adrenalina. O câmbio manual de seis marchas é outro convite à diversão.
A garantia é de três anos e as revisões a cada 10 mil quilômetros, ressalta uma marca com fama de careira, tem preço fixo.



“O DS3 é a melhor síntese entre comportamento dinâmico, conforto e exclusividade de seu segmento. Um carro equilibrado, com reações suaves, que oferece grande prazer ao dirigir”, explica o diretor de produto da Citroën, Jeremie Martinez.

“Mas é importante ressaltar que este carro é um legítimo Citroën. Desta forma, o acerto privilegia, em primeiro lugar, o conforto, e, depois, a esportividade”,
Pascal Le Therisien, responsável pela Syntese Clientèle da marca.


[saiba mais]:
Aguçando os sentidos

Além do desenho e escolha de materiais e revestimentos, o DS3 comporta um sistema de som para aguçar os sentidos de quem está a bordo. O rádio é CD MP3 com comandos satélites no volante, seis alto falantes, entrada USB e Jack. O de áudio é compatível com os arquivos mp3/WMA, e conta com um kit viva voz bluetooth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário