Pegue um Audi A1, adicione apêndices aerodinâmicos, 63 cv de potência e um sistema especial de sobrealimentação. Pronto. Agora é só acelerar o Sport
Compacto premium por definição mercadológica, mas verdadeiramente repleto de tecnologias (algumas até exclusivas no segmento), o Audi A1 acaba de receber um novo e convincente argumento de vendas no Brasil: sua versão mais potente. Batizada da Sport, a novidade mantém o já conhecido motor 1.4 TSFI, porém com um inédito sistema de sobrealimentação duplo que eleva a potência aos 185 cv (cavalos), diferença superior em 63 cv. Assim, o A1 Sport acelera até 100 km/h em apenas 6,9 segundos e alcança uma máxima de 227 km/h. Aliada ao câmbio automatizado S-Tronic de sete velocidades e dupla embreagem – com paddle-shifts no volante, para trocas de marcha manuais, a receita endiabrada sai por R$ 109.900.
Fora o apelo esportivo, a marca das quatro argolas ressalta o lado ecológico do carrinho no consumo. Ele faz uma média, segundo os alemães, de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada), com uma taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) de 139 g/km. Para beber menos gasolina, o A1 Sport também se vale de uma tecnologia que recupera a energia das frenagens, armazenada temporariamente na bateria. Quando o Audi acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.
O desenho ganhou apêndices aerodinâmicos nos para-choques e laterais. Os faróis são os mesmos bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs, os retrovisores externos se rebatem eletricamente e as rodas, de série, são aro 17 calçadas em pneus 215/40. Opcionalmente a Audi dispõe de faróis com ajuste automático de altura e de neblina, teto solar elétrico panorâmico Open Sky e o arco do teto em quatro opções de cores: Preto Brilhante, Cinza Daytona, Prata Gelo e Branco Amalfi. Para a carroceria, são seis opções de cores. Prata Gelo, Branco Amalfi, Azul Scuba, Vermelho Misano, Azul Esfera e Preto Fantasma.
O acabamento interno soma bancos esportivos com apoio de braço mais largo, detalhes na cor preto brilhante e teto moldado em tecido preto. Ar-condicionado e o Easy entry, solução que permite que o banco dianteiro seja deslocado o máximo para frente para facilitar o acesso dos ocupantes do banco de trás, vêm de série, junto com airbags frontais, laterais, de cabeça dianteiro e traseiro, sensores de luz e de chuva e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático. O Pacote Conforto adiciona como opcionais ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro e controle de cruzeiro.
Ligado no mundo
O entretenimento e a conectividade são outros diferenciais do A1 Sport. Com interface Bluetooth e Audi Music Interface, opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod), ele pode ter – no pacote Confort Plus vendido à parte - Keyless-Go (tecla de partida automática sem chave), Rádio MMI (Multi Midia Interface), sistema de navegação com tela de 6,5 polegadas e sistema de som Bose.
Para segurar a turbinada na potência, os freios e a suspensão foram retrabalhados. O A1 Sport vem ainda com sistema eletrônico de estabilização ESP, com bloqueio eletrônico do diferencial (EDS). Tecnologia bem vinda para dosar um verdadeiro diabinho.
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Duas vezes turbo
Para ficar mais esperto, o motor de 185 cv recebeu uma sobrealimentação dupla e um compressor Roots (acionado por correia) seguido de uma turbina acionada pelos gases do escapamento. Na prática, o recurso se traduz em respostas ainda mais rápidas. Numa ultrapassagem na estrada, por exemplo, o compressor elimina o momento de retardo da turbina em uma situação que exige mais do motor. O recurso, afirma a Audi, é inédito entre os carros vendidos no Brasil, embora já equipe outros carros do fabricante na Europa.
As dimensões do A1:
3,95m de comprimento
1,41m de altura
1,74m de largura
2,46m de distância entre-eixos
O peso total é de 1.265 kg
No porta-malas, há espaço para 270 litros de bagagem
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