Inéditos equipamentos e estilo arrojado indicam: a segunda geração do EcoSport
foi feita para ser global
Um dos
modelos mais bem sucedidos da Ford no Brasil, o EcoSport praticamente
reinventou o segmento dos utilitários-esportivos. Bonito, prático e acessível,
o modelo lançado em 2003 abriu caminho para um conceito hoje bastante explorado
pela concorrência e que tem como último representante o Renault Duster.
Passados quase dez anos, era hora do jipinho pioneiro se renovar e a marca do
oval azul não economizou nos detalhes em sua segunda geração. Construído sobre
a plataforma do renovado New Fiesta importado do México, o modelo estreia
refinado com um novo motor 1.6 importantes recursos de segurança – como seis
airbags –, de conforto, caso da direção com assistência elétrica e a central
multimídia SYNC de série, em quatro versões: S, SE, FreeStyle e Titanium. O
preço também evoluiu e agora parte de R$ 53.490.
O desenho é delineado por formas arrojadas e uma frente bem imponente. A
grade octogonal e com ângulos proeminentes, busca enfatizar robustez ao
EcoSport. Deu certo. Aliado aos faróis afilados, luzes de LEDs (dirunas)
complementam o conjunto. De perfil, o modelo exibe uma linha de cintura alta,
ascendendo em direção à traseira. O DNA estético, puramente inspirado no New
Fiesta, não abriu mão do vigia lateral, importante item no quesito visibilidade
traseira. Rodas são de 15 ou 16 polegadas e a partir da versão SE há um rack de
teto. O estepe fixado na tampa do porta-malas foi mantido como marca registrada
e a abertura do compartimento é feita por meio de uma maçaneta embutida na
lanterna direita.
Por
dentro, o novo EcoSport guarda um painel igualmente anguloso, com dois
mostradores circulares na instrumentação, entradas de ar verticais e tela de
LCD de 3,5 polegadas integrando o sistema SYNC, no console central. O recurso
permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer
e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos
do volante. A cor
Ice Blue na iluminação dos instrumentos repeteum mesmo tom já adotado pela
General Motors. Os bancos dianteiros tem formato envolvente, e vem acompanhados
de apoio de braços. No assento de trás, há encostos de cabeça e cintos de
segurança para os três ocupantes. Segurança e conforto que vem aliados à
praticidade de se inclinar o encosto em quatro estágios.
A cabine
é composta de 20 porta-objetos para acomodar diferentes tipos de bugigangas.
Sob o banco do passageiro, por exemplo, há uma gaveta própria para bolsas ou
laptops. O porta-malas oferece capacidade mediana – 362 litros –, mas com o
banco traseiro rebatido, pode ter a capacidade acrescida para 705 litros.
Novo
motor 1.6
Utilizado
no New Fiesta e Focus, o motor 1.6 Sigma faz sua estreia no EcoSport com
potências de 110 cv/115 cv abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. A
aceleração até 100 km/h, com esta unidade sob o capô, é de 12,4s/12,5s e a
máxima chega aos 180 km/h. Equipado com o já conhecido motor 2.0 Duratec, de
141 cv/147 cv, os números passam à 10,5s/10,8s de aceleração, sem máxima
divulgada pela Ford. Em ambos os casos, a transmissão é a IB5 Plus manual de
cinco velocidades. Pelo menos de início, o fabricante optou por não oferecê-lo
com câmbio automático, mimo que virá no futuro, a exemplo do que ocorreu com o
primeiro EcoSport.
Projetada na América do Sul, a segunda geração também será produzida na China,
Índia e Tailândia, além de ser vendida em cerca de outros 100 países. Uma
mostra de que a Ford não fez tantas evoluções pensando só no Brasil, onde tudo
começou para o EcoSport.
[saiba
mais]
Conteúdo
das versões e preços:
A opção
de entrada S (R$ 53.490) vem com airbags frontais, ar-condicionado, direção com
assistência elétrica, freios ABS, sistema multimídia SYNC, vidros dianteiros,
travas e espelhos retrovisores externos elétricos. A SE (R$ 53.490) adiciona
faróis de neblina, rack de teto e vidros elétricos traseiros, diferenciada pelo
tipo de roda. Na FreeStyle (R$59.990), o visual é mais detalhista. Além da capa
dos retrovisores e maçanetas externas na cor cinza, a versão é composta por
rodas de liga leve aro 16, computador de bordo, sensor de estacionamento,
vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento,
fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de
estabilidade e controle de tração. Equipada com airbags laterais, de cortina e
bancos de couro, o preço da versão sobe para R$ 63.690. Com motor 2.0, a
FreeStyle custa R$ 66.190. Disponível unicamente nessa motorização, a topo de
linha Titanium (R$ 70.190) se destaca pela sofisticação. Exclusividade da
versão, a grade dianteira cromada e as rodas de liga leve aro 16 são acompanhadas
por airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, bandos de couro,
faróis com acendimento automático, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e
partida em chave.
Oito opções de cores:
Branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja Savana.
Oito opções de cores:
Branco Ártico, preto Ebony, vermelho Arpoador, prata Enseada, cinza Camburi, prata Riviera, azul Maraú e a nova laranja Savana.
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