quarta-feira, 11 de julho de 2012

Terceira geração do Mercedes-Benz ML evolui em conforto e equipamentos por R$ 335 mil


A identidade é a mesma que torna o ML inconfundível entre os Mercedes-Benz, mas sob a nova casca da terceira geração se escondem vários aprimoramentos. Primeiro utilitário-esportivo sutil da marca das estrelas de três pontas – depois do jipão parrudo Classe G, de 1979 – o modelo chega ao Brasil em sua terceira geração com um novo motor 3.5 V6 de injeção direta e promessa de menos consumo, atrelado a um câmbio automático de sete velocidades e tração integral permanente. Em única versão, a 350 BlueEfficiency com acabamento Sport, o preço é de R$ 335 mil.

Como nas gerações anteriores, de 1997 e 2004, o ML buscou inspiração nos sedãs da marca. Uma característica explicada pelo responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes-Benz, Thomas Weber. “Na Classe M sempre visamos combinar o conforto e o luxo de um carro de passeio com as características off-road e as emoções proporcionadas por um SUV.”

O coeficiente aerodinâmico passa a ser de bons 0,32 cx. Para alcançar o número, a Mercedes-Benz adotou um desenho otimizado no para-choque frontal, colunas dianteiras e defletor de teto. O resultado é um conjunto elegante, harmonizado com a história do ML e, ao mesmo tempo arrojado. Na dianteira, a grade ficou maior. Faróis integram LEDs e o para-choque é composto por um enxerto cromado na base, reforçando o aspecto de robustez do modelo. Na traseira, o elemento é repetido com aplique sobre a tampa do porta-malas e lanternas iluminadas por filetes de luz. A coluna C, uma marca da ML, foi assegurada com linhas arredondas remetendo a um apelo esportivo. Rodas são de 20 polegadas.


A lista de equipamentos de série é digna de um carro que custa centenas de milhares de reais e inclui, pela primeira vez num ML, acesso à internet por meio do sistema multimídia Comand Online com GPS e tela colorida de sete polegadas. Os ocupantes podem navegar livremente quando o veículo estiver parado ou usar um aplicativo Mercedes-Benz com páginas carregadas quando o carro estiver em movimento. Além disso, o sistema oferece rádio com duplo sintonizador, DVD player compatível com MP3/WMA/AAC, interface USB com display para capas de CDs, entrada auxiliar no apoio de braços central e teclado telefônico. A interface bluetooth permite telefonemas viva-voz e Audio Streaming para transferência de músicas.


A segurança é reforçada pela presença de airbags frontais, laterais e de cortina, controles eletrônicos de aceleração (ASR) e estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), freios adaptativos, assistência de partida em aclives, além do detector de sonolência Attention Assist e o sistema de alerta para perda de pressão nos pneus. No banco traseiro, foram adotados apoios de cabeça com ajuste de inclinação. Rebatendo o assento, a capacidade do porta-malas, que é de 770 litros, sobe para 2.010 l (até o teto).

Injeção direta e 306 cv
Um dos novos motores da linha BlueDirect da Mercedes-Benz, o 3.5 V6 se destaca pela injeção direta de gasolina (também de terceira geração) com combustão orientada e novos injetores com 200 bar de pressão, juntamente com ignição multifaísca (MSI) e um novo processo de combustão estratificada. A potência chega a 306 cv (cavalos) e a aceleração até 100 km/h pode ser feita em apenas 7,6 segundos – números dignos de um Classe E. A máxima é limitada eletronicamente em 235 km/h.

A nova transmissão automática 7G-Tronic Plus reforça o apelo de menor consumo e emissões de poluentes. Dotada de novo conversor de torque e sistema de gerenciamento térmico do óleo, a caixa conta com o auxílio dos eixos de transmissão de baixa fricção, a direção com assistência elétrica e os pneus de menor resistência à rolagem para reduzir o gasto de combustível. A tração é permanente nas quatro rodas, com opção de operação fora-de-estrada acionada por meio de um botão. Além disso há o Downhill Speed Regulation (DSR), dispositivo que regula a velocidade em descidas. No tanque de combustível, há capacidade para 93 litros de gasolina, grande autonomia.


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Nível NVH conforto
Preocupados em elevar o nível de conforto – uma das principais críticas em utilitários-esportivos –, os engenheiros da marca elevaram o chamado nível NVH de conforto, que leva em cosideração a aspereza, ruído e vibração do veículo. A base para que seja atingido o índice é o nível de conforto fornecido pela estrutura da carroceria. Outras melhorias foram aplicadas no sistema de propulsão e chassi.

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