terça-feira, 24 de julho de 2012

Limusine equilibrada


A mais luxuosa das motocicletas Honda, GL 1800 Gold Wing ganha aprimoramentos de estilo, bagageiros laterais e rádio CD MP3, por R$ 92 mil

Muito conforto para piloto e garupa, completa lista de equipamentos de série – o que inclui até mesmo um airbag de formato em V – e um vigoroso motor seis cilindros à disposição para se explorar grandes distâncias. Estas são três características já conhecidas da GL 1800 Gold Wing, uma das estradeiras mais cobiçadas dos motociclistas e a mais luxuosa das Honda. Na linha 2012 que acaba de chegar às concessionárias, as novidades são menos impactantes, mas aprimoram o conjunto restrito à poucos: a meta da marca japonesa é comercializar 80 unidades da grandona importada do Japão, ao preço de R$ 92 mil.

A primeira das alterações aparece na carenagem. Faróis receberam máscara negra, há novos piscas e acabamento que envolve as entradas de ar, na cor prata. A remodelação foi mais profunda na traseira ao adotar um conjunto de luzes reposicionado acima da placa e dos novos bagageiros laterais, ampliando a capacidade de carga de 147 para 150 litros. As rodas são de liga leve aro 18 na dianteira (calçadas em pneus sem câmara 130/70 R) e aro 16 atrás (180/60 R).


Somados ao para-brisa regulável, controle de velocidade, sistema de marcha-a-ré e regulagem eletrônica da suspensão traseira, o rádio agora pode acoplar MP3 e celular, como iPod, iPhone e dispositivos USB. O sistema de som também ficou mais potente com um amplificador de 80 watts por canal, permitindo a reprodução de um áudio mais puro e nítido.

O painel de instrumentos é detalhado. Possui velocímetro, tacômetro, indicadores de nível de combustível e temperatura do motor. Mais abaixo está o mostrador digital que tem, entre suas funções, hodômetro total e dois parciais, ajuste da luminosidade do mostrador, relógio, medidor de temperatura ambiente, indicador de abertura dos compartimentos de bagagem, sistema de som, regulagem da suspensão e altura dos faróis.
A 740 mm do solo, o assento do condutor é largo e possui apoio lombar, enquanto o do passageiro tem nível e encosto mais altos em relação ao do piloto.

Motor 1.8 de seis cilindros
Foi mantido o motor seis cilindros de 1.832 cm3 , 12 válvulas, arrefecido a liquido, com injeção eletrônica do tipo PGM-FI (Programmed Fuel Injection) e potência de 118 cv (cavalos) a 5.500 rpm. O torque máximo, de acordo com a Honda, chega a 17 kgfm a 4.000 rpm, boa marca para uma motocicleta considerada pesada – embora o fabricante não revele qual seja seu peso no material de divulgação.
O tanque de combustível abriga 25,5 litros. Uma luz de advertência do nível de combustível se acende automati¬camente ao atingir o nível dos 4,4 litros e, na sequencia, dos 3 litros. A bateria selada de 12 Volts também dispensa manutenção.


O chassi é do tipo Diamond, em alumínio de dupla trave, buscando maior rigidez estrutural. Na dianteira, a suspensão de garfo telescópico e 140 mm de curso utiliza o sistema anti-drive, que controla a velocidade de compressão e retorno dos amortecedores, reduzindo o mergulho, momento quando ocorre a inesperada transferência de peso devido às frenagens. A traseira tem o sistema Pro-Arm (monobraço de alumínio), associado ao amortecedor com sistema Pro-Link, de 105 mm de curso, e opção de ajuste eletrônico da pré-carga da mola em 26 diferentes posições e duas memórias.
A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.


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Airbag “segura” piloto em impacto

Um dos diferenciais da GL 1800 Gold Wing é o exclusivo airbag frontal oferecido desde 2006. Instalado à frente do piloto, o equipamento é desenhado em formato de V invertido para que o piloto não seja jogado para frente em caso de impacto. Um prendedor fixa o airbag junto à motocicleta. Com isso, o equipamento não se desloca para frente junto com o condutor.

Uma central eletrônica monitora continuamente os dados recebidos de quatro sensores de desaceleração instalados no garfo dianteiro, comparando-os com o comporta¬mento padrão da Gold Wing, e determinando se é necessário ou não disparar a bolsa de ar. Se algum problema for detectado, uma luz se acenderá no painel. Freios ABS de série reforçam a proposta de segurança da motona ao evitar o travamento das rodas.

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