quarta-feira, 11 de julho de 2012
De volta à vida, com coração novo
Honda ressuscita Biz de 100 cm³ e NX4 Falcon preenchendo nicho de mercado. Sem grandes mudanças no desenho, motos trazem novos motores adequados ao Promot 3
Atenta à concorrência cada vez mais competitiva das rivais chinesas, a Honda decidiu trazer de volta duas velhas conhecidas do mercado brasileiro: a cub Biz de 100 cm³ e a NX Falcon. Rebatizadas na linha 2013, as motocicletas receberam desenho atualizado, mas a grande novidade são novos motores adequados à legislação Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Biz 100
Primeiro membro de uma família que evoluiu para 125 cm³, a C100 Biz, lançada em 1998, evoluiu para um modelo equipado com sistema flex e injeção eletrônica. A tecnologia elevou o preço da pequena e, apesar de bom número de vendas, a antiga fatia de mercado deixou de ser explorada pela marca japonesa. Pensando no público que preza pela economia de combustível e preço mais acessível, a Honda decidiu trazer de volta a versão com um novo motor OHC quatro tempos, de 97,1 cm³, e denominação Biz 100. Convivendo com a Pop 100 – moto de entrada que mostrou não ser um sucesso de vendas –, a nova Biz de entrada vem equipada com freios a tambor em duas versões: KS, de partida a pedal, por R$ 4.710 e ES, com partida elétrica, a R$ 5.290. Como comparação, a Biz 125 começa em R$ 5.380.
O desenho é o mesmo, exceto pelas lentes das setas na cor laranja. O painel manteve hodômetro e marcador de nível de combustível. Sob o assento há um porta capacetes. Alças laterais auxiliam a fixação de pequenas cargas sobre a parte traseira do assento.
Capaz de gerar 6,43 cv (cavalos) de potência e torque de 0,71 kgfm, o novo motor só manteve a cilindrada em relação ao antigo. Trata-se de uma inédita unidade, usada no scooter Wave 100 no exterior, e que vem aliada a um câmbio semi-automático de quatro velocidades.
O chassi é do tipo monobloco, com suspensão dianteira telescopia e traseira de braço oscilante. No tanque de combustível há capacidade para 5,5 litros (dos quais 1,5 são para reserva). As opções de cores preta, vermelha e rosa metálico, exclusiva de versão ES, são as mesmas da Biz 125.
NX 400i Falcon
Tendo como base a boa e velha NX4 Falcon, a NX 400i Falcon resgata a base da moto descontinuada em 2008 com carenagem levemente reestilizada e novo motor de 397,2 cm³ e injeção eletrônica. A meta do fabricante, entretanto, é ousada para um modelo veterano que permanece sem tecnologia flex: em única versão, a partir de R$ 18.900, a Honda pretende comercializar 11 mil unidades por ano. Todas produzidas na fábrica de Manaus (AM).
Mesmo desgastada pelo passar dos anos, a Falcon ainda demonstra uma aparência atual. Na dianteira, o farol é multi-refletor com lentes de policarbonato. Retrovisores, ponteira e protetor de escape foram resenhados e vem acompanhados de inéditos grafismos. No painel de instrumentos está a maior alteração estética: agora digital, o visor reúne marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes espia da injeção eletrônica.
O novo motor OHC (Over Head Camshaft), quatro tempos, monocilíndrico, de 397,2 cm³, é alimentado pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). A potência chega a 28,7 cv e o torque, 3,27 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é manual de cinco velocidades. No tanque de combustível há capacidade para 15,3 litros (reserva de 5,3 litros) e a bateria é selada, isenta de manutenção periódica.
Na dianteira, a suspensão é de longo curso de 215 mm. Na traseira, Pro-link de 180 mm. Freios são a disco e são três as opções de cores: prata metálica, preta e vermelha metálica.
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Retoque na NXR 150 Bros
Líder de vendas no segmento fora-de-estrada de 150 cm³, a NXR 150 Bros acompanha as mudanças da linha 2013 com uma leve atualização no desenho. A carenagem recebeu novos vincos e farol mais potente, com lâmpada de 35 W, enquanto na traseira a luz da lanterna ficou mais eficiente, de acordo com o fabricante. Completando o conjunto há retrovisores em formato oval e pneus de uso misto. O motor é o já conhecido OHC de 149,2 cm³, com quatro tempos, injeção eletrônica e potência de 13,8 cv. As versão também não mudaram: continuam a ES, equipada com partida elétrica, a R$ 8.640, enquanto a ESD, que adiciona freio dianteiro a disco, custa R$ 8.990. A garantia, como na Biz 100 e NX 400i Falcon, é de um ano sem limite de quilometragem. Os preços tem como base o Estado de São Paulo.
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