terça-feira, 24 de julho de 2012

Banda de rodagem é fundamental para a resistência do pneu


Para quem pensa que um pneu é feito apenas de borracha, é melhor rever seus conceitos. A produção de um borrachudo, aponta a Bridgestone – um dos principais produtores do setor – envolve uma série de detalhes especialmente criados para cada finalidade. Em comum está a meta por melhor condições de dirigibilidade e segurança. Além da borracha natural, base utilizada nos pneus e que pode ser substituída parcialmente pela borracha sintética, o componente é formado por negro de fumo (obtido da queima de derivados de petróleo), óxido de zinco e ácido esteárico, enxofre, resinas, agentes plastificadores e antioxidantes além de poliéster (ou nylon) e aço.


São várias as partes que o compõem. A banda de rodagem, por exemplo, é a única delas em contato com o solo, possuindo, para isso, resistência ao desgaste, corte, penetrações e o calor do asfalto. O desenho da banda de rodagem tem características para aderência em pisos secos e molhados e influencia diretamente a emissão de ruído e a drenagem de água. A banda de rodagem é dividida em:

Carcaça
É formada por cordonéis de poliéster, nylon ou aço. As lonas de corpo recebem uma camada de borracha de ambos os lados para aumentar a adesão e evitar atrito interno. Resiste a pressão, suporta peso, choques, esforços gerados pelo torque do motor e aquecimento gerados por alta velocidade.

Cinta estabilizadora
Também com influência direta no desempenho do pneu, dirigibilidade, conforto e durabilidade. A lona é formada por fios de aço de configurações específicas para determinadas aplicações e é revestida de borracha para facilitar a adesão com outros compostos de borracha. Tem a função de proporcionar estabilidade na zona de rodagem, proteger a carcaça de impactos e perfurações, além de restringir o diâmetro do pneu.

Estanque ou liner
Presente nos pneus sem câmara de ar é o revestimento interno formado por camadas de borracha que protegem a carcaça contra umidade, além de estancar o vazamento do ar comprimido, evitando a perda de pressão do pneu.

Lateral
Tem borracha com propriedades específicas mais resistentes à fadiga gerada pela grande solicitação de flexão e extensão, além do envelhecimento devido ao tempo de exposição a ações climáticas.

Ombro
Parte que mais sofre por desgastes excessivos. É uma área de grande esforço, pois recebe força lateral durante as curvas e tem arrastes intermitentes. Não é recomendado fazer consertos nela.

Talão
É formado por fios de aço banhados por cobre e revestidos individualmente por borracha, para evitar a oxidação e facilitar a adesão. Fixa o pneu na roda, de maneira a evitar o vazamento de ar e garantir que não ocorrerá destalonamento durante a solicitação normal de uso.

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