segunda-feira, 11 de junho de 2012
Seis dicas contra o desgaste em congestionamentos
Trânsito lento não é sinônimo apenas de cidade grande. Diante do vertiginoso crescimento da frota, também se tornou uma realidade em municípios de médio porte e estradas. Problemas decorrentes do anda-e-para cotidiano, entretanto, podem ser evitados por medidas simples que asseguram a vida útil dos componentes do carro. “São atitudes ao volante que reduzem os efeitos negativos de um engarrafamento. Pequenos vícios do motorista quando o trânsito está parado contribuem para o desgaste das peças”, alerta o empresário do setor de autopeças, Julio Alvares. O especialista aponta seis dicas que devem ser levadas em consideração por quem abusa do carro. Confira:
Tire o pé da embreagem
Passar da primeira à segunda marcha movendo somente a embreagem é um vício comum a muitos motoristas. Evite-o encurtando a presença do pé no pedal. Quando o carro estiver parado, deixe o câmbio em ponto morto.
Menos freio
Pisar demais no freio, além de desgastar as pastilhas, exige mais da bateria. Sempre mantenha distância em relação ao carro da frente para não precisar frear bruscamente. Em aclives, usa o freio de mão quando o veículo estiver parado.
Desligue quando necessário
Ligar e desligar o motor toda hora sobrecarrega a bateria, além de gastar mais combustível. Após dar a partida, mantenha o veículo ligado por no mínimo 15 minutos. Este é o tempo suficiente para que a carga total seja reposta. Em um túnel, onde há pouca ventilação, desligar o motor é o mais aconselhável.
Cautela nos acessórios
Com o motor desligado, seja cauteloso ao deixar equipamentos como rádio, DVD, navegador ou luzes ligados por muito tempo. Isso descarrega a bateria.
Arrefecimento em dia
Sempre mantenha o sistema de arrefecimento do motor em bom estado. É ele que vai manter a temperatura ideal quando o carro estiver parado, evitando o superaquecimento.
Revisão em detalhes
Cheque itens como amortecedores e molas da suspensão, palhetas do para-brisa e o líquido do reservatório de limpeza, e o sistema de luzes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário