terça-feira, 12 de junho de 2012
Esportivo, mas só na casca
Versão Sporting estreia no Bravo com alterações que se resumem à detalhes estéticos
Amplamente utilizada pela Fiat para denominar suas versões esportivas mais acessíveis, a denominação Sporting agora chega ao hatchback médio Bravo. Como no Uno, Palio, Strada, Punto e Idea, ela manteve o motor das demais versões, o que contradiz a idéia de um possível desempenho superior sugerida pelo visual. Posicionada entre as opções Essence e Absolute, a nova versão oferece câmbio manual ou automatizado Dualogic, a partir de R$ 58.140.
A grade frontal preto brilhante com contorno vermelho é o primeiro detalhe estético diferente. De perfil, aparecem boa parte das demais: rodas de liga leve aro 17, faixas decorativas, spoiler e sailas laterais. Teto-solar, logo Sporting nas soleiras das portas dianteiras e a suspensão rebaixada como no Bravo T-Jet – este sim, um autêntico esportivo – completam o conjunto externo.
Por dentro, o Bravo Sporting exibe volante e alavanca do câmbio com costura na cor vermelha, bancos com tecido do tipo Kirk e costura prata, maçanetas internas em preto brilhante e capa para as chaves personalizadas. Nas unidades equipadas com o câmbio Dualogic, também há borboletas atrás do volante.
A transmissão, a propósito, evoluiu muito mais que o estilo. Apresentada recentemente na linha 2013 do Bravo, como item de série da versão Absolute, a caixa Dualogic Plus eliminou os trancos a cada mudança. Além disso, duas novas funções foram adicionadas.
A Creeping se encarrega de mover o carro automaticamente sem que o motorista pressione o pedal do acelerador, como nos modelos automáticos. O sistema, aponta a Fiat, facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pequenas rampas. Já o Auto-Up Shift Abort é capaz de identificar o momento certo de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor mais elevada, disponibilizando o máximo de torque e potência. São quatro as opções de cores, todas sólidas: branco, amarelo, preto e vermelho.
Comparativo de desempenho
Bravo 1.8 16v Essence
Peso: 1.340kg
Potência: 130 cv a 5.250 rpm (gasolina) e 132 cv a 5.250 rpm (etanol)
Torque: 18,4 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) e 18,9 kgfm a 4.500 rpm (etanol)
Aceleração até 100 km/h - 9,9s (abastecido com etanol) a 10,3s (gasolina)
Máxima: 191 km/h (gasolina) a 193 km/h (etanol)
Bravo 1.8 16v Sporting
Peso: 1.367kg
Potência: 130 cv a 5.250 rpm (gasolina) e 132 cv a 5.250 rpm (etanol)
Torque: 18,4 kgfm a 4.500 rpm (gasolina) e 18,9 kgfm a 4.500 rpm (etanol)
Aceleração até 100 km/h - 9,9s (etanol) a 10,3s (gasolina)
Máxima: 191 km/h (gasolina) a 193 km/h (etanol)
Bravo 1.4 16v T-Jet
Peso: 1.370kg
Potência: 152 cv a 5.500 rpm (gasolina)
Torque: 21,1 kgfm de 2.250 a 4.500 rpm (gasolina) e 23,0 kgfm a 3.000 rpm (gasolina) na função Overbooster
Aceleração até 100 km/h - 8,7s
Máxima: 206 km/h
[saiba mais]
Versões e preços do Fiat Bravo:
1.8 16v Essence - R$ 53.140
1.8 16v Essence Dualogic - R$ 55.600
1.8 16v Sporting - R$ 58.140
1.8 16v Sporting Dualogic - R$ 60.600
1.8 16v Absolute Dualogic - R$ 62.140
1.4 16v T-Jet - R$ 66.280
Fonte: Dados fornecidos pelo fabricante
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