domingo, 10 de junho de 2012
Cidade de São Paulo inicia teste pioneiro com táxis elétricos
A aplicação de incentivos para a venda de carros elétricos – como é feito nos EUA e Europa – permanece indefinida pelo governo brasileiro, mas um importante passo já começa a ser dado na maior cidade do país. Dando continuidade a um acordo de intenções assinado em junho de 2011, a Nissan entregou à Prefeitura de São Paulo as duas primeiras unidades do modelo Leaf integrantes de um programa piloto que irá avaliar a viabilidade de operação de táxis elétricos na capital paulista. A cidade foi a primeira da América do Sul a fechar esse tipo de acordo.
Os dois elétricos começam os testes nesta segunda-feira. Baseados num ponto localizado entre a Rua da Consolação e a Avenida Paulista, os táxis estão à disposição de qualquer passageiro, desde que a corrida seja feita dentro do anel viário central de São Paulo, uma vez que a autonomia do Leaf é restrita a 160 km. Para recarregar as baterias de íon-lítio são necessários de 30 minutos a oito horas. O abastecimento é feito em 15 pontos instalados dentro de um circuito estabelecido, onde os veículos são conectados à rede de energia por meio de uma tomada instalada sob o capô. Cinco postos são de carregamento rápido, enquanto os demais foram planejados para serem usados prioritariamente à noite.
Uma segunda fase do projeto está prevista para a metade do segundo semestre de 2012. Quando entrar em operação, ela adicionará outros oito Leaf elétricos à frota, totalizando 10 carros. Enquanto o programa não alcança a capacidade total, uma equipe acompanha e analisa desempenho, manutenção dos veículos, necessidades dos profissionais da praça e os pontos de recarga. Para dirigir os táxis elétricos, os taxistas selecionados receberam treinamento especial da Nissan, que cedeu os táxis, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax).
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Ser acessível
Apresentado em agosto de 2009, o Nissan Leaf (Folha, em inglês) compartilha a plataforma do Tiida com uma proposta completamente distinta à do hatch mexicano: ser um carro elétrico mais acessível. Nos EUA, um dos países que o produz (o outro é o Japão), o modelo custa US$ 32.500, incluindo US$ 7.500 em incentivos oferecidos pelo Estado. Ou seja, na prática o consumidor comum paga US$ 25 mil pelo carro, ainda sim bem mais que os US$ 14.570 pedidos pela configuração inicial do Tiida – chamado por lá de Versa. Uma das maiores sacadas do Leaf, por outro lado, é oferecer o desempenho de um modelo médio convencional sem gastar uma gota de petróleo. O motor gera 80kw de força, potência equivalente a 109 cv (cavalos), e como se trata de um elétrico, o excelente torque de 28,5 kgm é oferecido imediatamente. Com outra qualidade: além de não poluir, o motor sequer faz barulho. As baterias podem ser recarregadas em tomadas de 220 volts. Antes de servir como táxi, o modelo foi apresentado durante o evento Nissan Inova Show em diversas cidades do país.
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