quarta-feira, 9 de maio de 2012
Pelas terras do Brasil
BMW G 650 GS fica mais parruda na Sertão, versão desenvolvida bem ao gosto fora-de-estrada tupiniquim
Em 2009, a BMW iniciou a montagem da G 650 GS em parceria com a Dafra, em Manaus (AM). Tratava-se não somente de um grande passo para a marca alemã, atenta ao crescimento do mercado nacional, como também um marco – a fora-de-estrada foi a primeira moto da família GS construída em regime de CKD fora da Europa. O tempo passou e desde então mais de 4 mil unidades foram vendidas no país, consagrando o Brasil como um dos principais mercados para a BMW no mundo.
Toda essa atenção rendeu o primeiro fruto: a G 650 GS Sertão, versão mais aventureira do modelo voltada a quem não abre mão de incursões na terra. Apresentada no Salão das Duas Rodas 2011, ela chega às concessionárias por R$ 32.800 ostentando uma nomenclatura inexistente no idioma alemão, mas que também estará presente na Alemanha, Itália e Espanha, onde a moto é vendida desde outubro.
A carenagem é de uma mota mais parruda. Na dianteira, a roda aro 19 deu vez a uma maior, de 21 polegadas. A suspensão tem curso mais longo tanto na frente tanto atrás, com 210mm, o que diminui as chances do chassi bater no solo. Em todo caso, um protetor de alumínio foi adicionado sob o motor para proteção contra impactos. A distância entreeixos também cresceu: passou de 1,477mm para 1484mm. Nas dimensões, ela tem 2,18m de comprimento, 1,44m de altura e 920mm de largura.
Para-brisa ficou mais alto, para proteção de poeira e pedras. O assento também subiu e agora tem altura de 860mm (contra 800mm da G 650 GS). Outra novidade igualmente importante para a pilotagem na terra é o protetor de mão. Fora as novidades, os equipamentos de série são os mesmos, incluindo aquecedor de manoplas e freios ABS, que pode ser desabilitado para rodagem na terra por meio de um botão no lado esquerdo do guidão. Ainda assim, falta marcador de combustível e o tanque de combustível – com capacidade para somente 14 litros – é pequeno para o segmento.
Projetado pela BMW e produzido pela marca chinesa Loncin, o motor monocilíndrico de 652 cm³ possui injeção eletrônica e refrigeração líquida, gera 50 cv (cavalos) de potência e 6,11 kgfm de toque. A máxima anunciada é de 170 km/h. A BMW espera vender 500 unidades do modelo até o fim de 2012, uma média de 60 unidades/mês, contra 200 da G 650 GS standart.
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As grandes concorrentes da Sertão:
Honda XL 700V Transalp
Motor: dois cilindros, 680 cm³, 60 cv
Peso seco: 201 kg a 205 kg (com ABS)
Comprimento: 2,25 m
Tanque: 17,5 litros
Preço: a partir de R$ 31.800
Kawasaki Versys
Motor: dois cilindros, 649 cm³, 64 cv
Peso seco: n/d
Comprimento: 2,12 m
Tanque: 19 litros
Preço: a partir de R$ 29.990
Yamaha XT660Z Ténéré
Motor: um cilindro, 660 cm³, 48 cv
Peso seco: 186 kg
Comprimento: 2,24m
Tanque: 23 litros
Preço: R$ 31.110
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