domingo, 6 de maio de 2012

Hilux e SW4 evoluem no motor diesel, transmissão automática e conteúdo


Se adequando às exigências do Proconve L6 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) – em vigor desde janeiro –, a Toyota promove mudanças na linha 2012 da picape Hilux e do utilitário-esportivo SW4. A principal delas é a aprimoramento do motor 3.0 16v diesel com intercoolet e injeção direta, que passa a gerar 171 cv (cavalos) de potência a 3.600 rpm e torque máximo de 36,7 kgfm entre 1.400 rpm e 3.200 rpm. Em contrapartida, o motor 2.5 diesel de 102 cv foi descontinuado, o que significa que a versão Standart passa a ser equipada com o propulsor mais potente.

Para funcionar de acordo com a nova legislação, o motor 3.0 recebeu um sistema de controle de emissões com funcionamento cíclico fechado, que ajusta a injeção de combustível eletronicamente, favorecendo a redução das emissões de poluentes, por meio da queima completa do combustível antes da sua liberação no escapamento.


Outra boa evolução está na transmissão automática, que passa a ser de cinco velocidades com sistema de inteligência artificial – mecanismo que seleciona a marcha mais adequada de acordo com o estilo de direção do motorista, posição do acelerador, velocidade do veículo, rotação do motor, atuação dos freios e a via.


Um novo navegador integrado, com tela touchscreen de 6,1 polegadas, câmera de ré e conexão bluetooth com microfone localizado no console do teto, passa a ser item de série. O sistema multimídia com GPS também possui tecnologia complementar 3D Gyro e Speed Pulse, que analisa o posicionamento do veículo por meio de referenciais inerciais, evitando a perda de navegação por eventual sombra no sinal da constelação de satélites ao percorrer o interior de túneis, garagens, encostas de morros, entre outros.

Até então oferecida com câmbio manual de cinco velocidades, a Hilux cabine dupla SR 4X4 passa a ser disponibilizada com a nova transmissão automática. Ao todo, a linha é composta por nove versões: chassi/cabine 4x4, Standard cabine simples e dupla com tração 4x4, Standard cabine dupla com tração 4x4 e Power Pack (vidros, travas e retrovisores elétricos), SR cabine dupla 4x4, A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual), SRV cabine dupla 4x4 A/T (transmissão automática) ou M/T (transmissão manual) e SRV TOP 4x4 com transmissão automática. Completam a linha Hilux, ainda, as novas versões 2.7 flex SRV 4x4 e SR 4x2, ambas com transmissão automática.


Na SW4 a novidade é a versão SR 4X4 3.0 diesel com a nova transmissão automática, para cinco passageiros.

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