domingo, 6 de maio de 2012
Equipe da UFMG vence competição de aerodesign nos EUA
Pela sexta vez brasileiros venceram a SAE Aero Design East Competition, competição de aerodesign realizada entre os dias 27 e 29 de abril em Marietta, nos EUA. E desta vez, o título é dos mineiros: a equipe Uai, Sô! Fly!!! da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sagrou-se campeã na Classe Regular disputando com outras 75 equipes da Europa, América e – pela primeira vez –, Ásia. “Vencemos times dos EUA (KSU, CSU, UCDavis, Akron), Canadá (Manitoba, IST, Montreal), China, India e de universidades brasileiras. Um grande trabalho dos nossos alunos de Engenharia Aeroespacial e de uma das últimas turmas da ênfase em Engenharia Aeronáutica da Engenharia Mecânica”, comemora o orientador da equipe, professor Paulo Iscold.
Formada por 11 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, a Uai, Sô Fly!!! Projetou um avião de 3,5 kg e 3 metros de envergadura (comprimento da ponta de uma asa até a outra), que transportou 16,5 kg de carga, o segundo maior valor registrado pela Classe Regular. Para otimizar o desempenho do projeto a equipe lançou mão de uma estrutura do tipo sanduíche, leve e resistente, com uso de madeira fina e aramida.
Estreante na competição, a equipe Aerofeg, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), campus Guaratinguetá, também representou o Brasil na categoria, e obteve a terceira colocação na classificação geral. A aeronave da equipe transportou 17 Kg, o que lhe valeu menção honrosa pela maior carga paga transportada.
Somando as cargas transportadas pelas equipes Uai, Sô Fly!!! e Aerofeg, de 16,5 kg e 17 kg respectivamente, os universitários brasileiros voltam a deter o recorde absoluto de peso transportado da Classe Regular, superando a marca estabelecida em 2011 por uma equipe da Universidade de Cincinatti, após longa hegemonia de equipes brasileiras no quesito específico.
Na Classe Avançada, a equipe Leviatã do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos, foi a terceira colocada. Ela recebeu menções honrosas pela segundo melhor relatório técnico e a terceira maior carga paga transportada: 17,9 kg. Outra estreante, a Taperá Baby, do Instituto Federal Educacional de Ciências e Tecnologia de São Paulo, campus Salto, recebeu menções honrosas nos quesitos apresentação oral e carga transportada paga (1,95 kg) na Classe Micro. Na soma geral, a equipe ficou em oitavo lugar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário