terça-feira, 22 de maio de 2012

Discovery 4 e Range Rover Sport agora vem com câmbio de oito velocidades


A Land Rover adere à utilização de câmbios de oito velocidades – difundidos por marcas alemãs como Audi e Mercedes-Benz – com a chegada da nova transmissão ZF 8HP70 nos utilitários-esportivos Discovery 4 e Range Rover Sport. Aliada ao motor 3.0 SDV6 turbo-diesel mais potente, agora com 256 cv (cavalos), o sistema traz relação de marchas mais ampla e própria para diferentes situações. Novos sistemas de som e entretenimento foram adicionados. Além disso, o Discovery 4 passa a ter capacidade para sete passageiros em todas as versões e o Range Rover Sport ganhou nova abertura elétrica do porta-malas.

Em vez de uma alavanca, o câmbio agora é operado por um botão seletor de marchas giratório, como nos Range Rover Evoque e Vogue. As trocas também podem ser feitas por meio de borboletas instaladas na parte de trás do volante. E para não confundir, o comando giratório do sistema Terrain Response foi substituído por um novo controle, agora acionado por botões.


O Sistema de Detecção do Modo de Condução supervisiona de forma constante o comportamento do veículo e do condutor para otimizar a resposta do câmbio a cada estilo de condução. Ele também trabalha de forma a evitar mudanças de marcha não desejadas quando deparamos com um percurso repleto de curvas.

A transmissão também atua de forma inteligente em outras situações: se registar uma temperatura elevada, uma mudança mais curta é automaticamente selecionada, aumentando as rotações do motor e do compressor do sistema de ar condicionado para resfriar o interior do veículo. Caso a temperatura ambiente seja baixa, o motor funciona a rotações mais elevadas para diminuir o tempo de aquecimento e as emissões de CO2.


“A nova transmissão de 8 velocidades é o complemento ideal para o nosso motor 3.0 Bi-Turbo Diesel SDV6. As novas relações, aliadas à capacidade de realizar várias mudanças de uma só vez, permitem que o motor trabalhe sempre na zona mais eficiente de seu desempenho”, afirma o Engenheiro-chefe da Land Rover, Paul Walker.


Motor adequado ao Proconve L6
Para receber o novo câmbio, o motor 3.0 SDV6 foi ajustado para ganhar mais potência, consumir menos combustível e reduzir os índices de emissões de CO2. O propulsor passou de 245 para 256 cavalos de potência, mantendo 600 Nm de torque a 2.000 rpm. A diferença de potência se deve a um um novo sistema de turbo-compressores paralelos sequenciais e um sistema de injeção common rail de terceira geração. A aceleração até 100 km/h ocorre em 8,9 segundos no Range Rover Sport. Os filtros de partículas diesel (DPF) também mudaram, para atender à nova fase Proconve L6 que regula os índices de emissões dos veículos movidos à Diesel no Brasil.

Outras boas novidades estão nos sistemas de som e entretenimento. As versões de entrada vem com oito alto-falantes Premium Harman Kardon e tela a cores que substitui a anterior, com conexão Bluetooth, DAB e USB/iPod. Nas versões topo de linha, os Land Rover Discovery 4 e Range Rover Sport contam com sistemas de som de 11 ou até 17 alto-falantes, com potência que pode atingir os 825W. O Sistema de Entretenimento dos Bancos Traseiros (RSE) adiciona unidade DVD na parte frontal do equipamento de som que permite introduzir o disco no interior do habitáculo. Este sistema substitui o anterior carregador de seis DVDs cujo acesso à disqueteira era feito pelo porta-malas.

Função Homelink
O sistema incorpora ainda uma nova característica que simplifica a volta para casa quando se tem portões de garagem com abertura por meio de comando à distância. A opção Homelink trabalha conjuntamente com a Assistência de Faróis de Longo Alcance memorizando a frequência de praticamente todos os comandos à distância utilizados para abrir e fechar portões ou garagens. Para isso, basta pressionar um botão.


Land Rover Discovery 4

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