terça-feira, 10 de abril de 2012

Roadster pós-IPI


Surpreendida por aumento de imposto, Mercedes-Benz decide importar SLK na versão intermediária 250, com motor 1.8 turbo de 204 cv, por R$ 249.900

A idéia da Mercedes-Benz era trazer a terceira geração do SLK em duas opções: 200, com motor 1.8 de 184 cv (cavalos) e 350, V6 de 306 cv. O aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), no entanto, inviabilizou a importação das versões, fazendo com a marca da estrela de três pontas optasse pela intermediária 250, à venda desde março. Em única configuração de acabamento, ela custa R$ 249.900.

O desenho mantém o longo capô que marca o roadster desde o lançamento, em 1996. A grade frontal cresceu em tamanho e imponência. Luzes de Leds em conjunto com os faróis de xênon permanecem acesas durante o dia, o que certamente atrai ainda mais olhares curiosos.  Nas laterais, entradas de ar no para-lamas realçam a esportividade. A base dos retrovisores, com luzes direcionais integradas, é fixada nas portas. Duplo escape e lanternas que avançam em direção às laterais remetem à “irmã” maior SL.


O interior – como a própria categoria sugere – só tem espaço para dois ocupantes, que, aliás, são tratados com muito conforto e sofisticação. Os bancos são envolventes e o teto rígido retrátil permite que o SLK se transforme de conversível a cupê em segundos. Para diminuir a turbulência com a capota aberta, quebra-ventos de acrílico foram adicionados aos encostos de cabeça. Além disso, o couro utilizado nos assentos (Sun-Reflective Leather) reflete os raios solares, reduzindo o aquecimento quando o carro fica estacionado ao sol por longo tempo. Mas atrás dos bancos não há espaço nem para uma pequena valise.

A segurança é reforçada pela presença de seis airbags frontais, laterais e de joelho, controle de estabilidade (ESP), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e o Neck-Pro, um sistema que desloca os apoios de cabeça em caso de acidente, diminuindo o impacto do chamado efeito-chicote.


Outros recursos foram pensados em auxiliar a dirigibilidade. Para estacionar, o Parking Guidance aponta, em velocidade de até 35 km/h, o espaço suficiente de uma vaga. Tudo por meio de uma seta no painel. Já o Attention Assist detecta a possibilidade de sono do condutor, quando se deixa de acelerar, frear ou virar o volante por muito tempo, emitindo um alerta sonoro.

O uso de turbocompressor e de injeção direta de combustível elevam a potência do motor 1.8 a 200 cv. A aceleração até 100 km/h ocorre em 6,6 segundos, e a máxima (limitada eletronicamente) anunciada é de 243 km/h. Uma curiosidade é um termostato controlado eletronicamente para reduzir as emissões quando o motor é ligado frio, normalmente pela manhã. Até que a temperatura ideal seja atingida, o equipamento fecha a circulação do fluído de refrigeração.

Super câmbio
Um dos maiores trunfos da terceira geração do SLK, o câmbio automático 7G-Tronic Plus, de sete velocidades, permite que o motorista selecione três modos de condução: econômico (E), esportivo (E) ou manual (M). O primeiro exige menos do motor, reduz o consumo de combustível e o nível de emissões, sendo recomendado para percursos urbanos. No esportivo, a troca é feita em rotações mais altas – realçadas por um filtro sonoro que leva o ronco do motor, acima de 4.000rpm, direto para dentro da cabine. No modo de manual ainda é possível trocar as marchas por meio de duas aletas no volante: a da esquerda reduz, enquando a da direita aumenta.


Até o fim do ano, a Mercedes-Benz planeja trazer ainda a 55 AMG, versão mais apimentada da SLK equipada com motor 5.5 V8 de 421 cv, acabamento em aço escovado e quatro saídas de escape.


Ficha técnica
Mercedes-Benz SLK 250

Motor – Quatro cilindros em linha, 1.796 cm³, a gasolina, com turbo e injeção direta de combustível; potência de 204 cv a 5.000 rpm
Transmissão – Automática, de sete velocidades
Aceleração até 100 km/h – 6,6 segundos
Máxima – 243 km/h (limitada eletronicamente)
Direção – Assistência elétrica
Dimensões – 4,13 metros de comprimento; 2,00m de largura; 1,30m de altura
Porta-malas – Capacidade para 225 litros de bagagem (capota aberta) a 335 litros (capota fechada)


Sedã blindado
Um dos últimos lançamentos da marca da estrela de três pontas no país é o E 500 Guard, versão blindada do sedã disponível sob encomenda desde o ano passado. O modelo é o principal destaque da Mercedes-Benz na LAAD Security 2012, Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa que vai até amanhã no Riocentro, Rio de Janeiro. Embora tenha recebido sistemas inteligentes de sobreposição, ele mantém a discrição e as características de um Classe E convencional, já que externamente não é possível perceber a blindagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário