terça-feira, 13 de março de 2012
Troca regular do filtro de combustível evita danos na injeção eletrônica
Forma mais econômica de manter o carro em bom estado de conservação, a manutenção preventiva também garante a melhoria da qualidade do ar e da segurança no trânsito. Uma medida simples e que só traz benefícios é manter em dia os cuidados com o filtro de combustível – mais desempenho e economia. “Os filtros auxiliam na redução do gasto de combustível e evitam danos ao sistema de injeção eletrônica e em outros componentes do motor, o que sairia ao consumidor bem mais caro”, afirma o supervisor de serviços da Wix, fabricante de filtros, Jair Silva.
Utilizado em todos os motores de combustão interna, sejam movidos a gasolina, álcool ou diesel com sistema de injeção eletrônica ou carburado e parte integrante do sistema de combustível, o filtro de combustível tem como função reter as partículas de sujeira, tais como pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos aos bicos injetores ou obstrução de orifícios calibrados do carburador. “Eles protegem os bicos de injeção, que são peças muito sensíveis do sistema de alimentação do combustível”, ressalta.
Manual é referência
A troca do filtro deve ser feita no período determinado pelo fabricante, mencionado no manual do proprietário, sob risco de ocorrer alguns problemas no veículo. “A ineficiência da filtragem pode ocasionar falhas no motor queima precoce da bomba de combustível, além de desgaste prematuro de outros componentes”, explica Silva.
Filtros indicados para veículos movidos a gasolina ou álcool dividem-se entre filtros para motores carburados e para motores com injeção eletrônica, construídos de carcaça de nylon ou alumínio. Já os recomendados para motores diesel são feitos com material especial que impede a passagem de resíduos que podem danificar as peças de injeção do diesel. Alguns contam com sistema de dreno para separar eventual presença de agua no sistema. Eles podem ser de lã, de cartucho e do tipo blindado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário