segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Na calada das gerações


Valendo-se do fator novidade, marcas elevam preços às alturas no lançamento de carros reformulados

Mudam as gerações dos carros, mudam o design, o espaço interno e a tecnologia embarcada. Uma lista de predicados que sempre atrai aqueles consumidores que, independente do custo x benefício, fazem questão de serem os primeiros a ter um lançamento na garagem. Para felicidade do vizinho com uma pontinha de inveja ou não, essa vontade tem sido cada vez mais explorada pelos fabricantes que, na chegada de novas gerações, utilizam o fator novidade como artifício para elevar os preços de entrada às alturas.

A prática de mercado bem brasileira teve como último representante o Hyundai Azera 2012. Ofertado no fim do ano passado por até R$ 75 mil – com descontos – o sedã coreano reapareceu nas concessionárias sob as formas reveladas no Salão de Los Angeles (EUA) e um preço inicial de R$ 109.920. Significativo aumento de 46,5%, justificado no papo de vendedor pela estreia de novos recursos e nível elevado de conforto, comparáveis à BMW e Mercedes-Benz. Que fique claro, segundo eles.


Exagero ou não, o modelo estreia motor 3.0 com injeção direta de combustível e 270 cv (cavalos) de potência, além de 11 airbags, chave inteligente, rodas aro 18 e teto-solar panorâmico. Farta lista de equipamentos que pode elevar o valor pedido aos R$ 130, mil caso a pintura branca, atual moda entre os carros de luxo, seja acrescida.

Outro exemplo, ainda que menor, é o do Chevrolet Cruze. Carro mundial da General Motors, o sedã desembarcou em setembro no Brasil a partir de R$ 67.900 na versão LT. Bem mais que os R$ 50 mil iniciais pedidos pelo antecessor Vectra Expression, ainda que o novo modelo venha equipado de série com airbags frontais e laterais, freios ABS, controles de tração e estabilidade. Como comparação, o novo Honda Civic, que pertence ao mesmo segmento dos sedãs médios, chegou com reajuste médio de 1%.


[saiba mais]:
Estratégia oposta
Entre as marcas de apelo popular, a manutenção dos preços tem serviço como estratégia de marketing. É o caso da Fiat, que lançou a terceira geração do Palio por praticamente o mesmo preço de antes - R$ 30.990 na versão 1.0 Attractive.

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