"Os novos espelhos já estavam sendo adotados em alguns modelos da Volkswagen do Brasil ou naqueles que passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O novo Fox, por exemplo, foi lançado no segundo semestre de 2009 já com retrovisores adequados à nova legislação. O Polo hatch e o sedan também ganharam novos espelhos em julho de 2011", afirma o gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil, Antônio Carnielli.
Maior campo de retrovisão
A legislação especifica que o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo.
Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o retrovisor se tornasse muito grande, destoando do design dos carros, a Volkswagen decidiu adotar lentes convexas que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do espelho retrovisor.
Como a área das lentes dos retrovisores foi aumentada, foi necessário projetar novas estruturas externas e adaptar mecanismos de ajuste manuais e elétricos. A alteração, de acordo com o fabricante, afetou ainda a aerodinâmica dos carros, aumentando - mesmo que pouco - a área frontal.
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