terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ano novo, carro novo


O ano de 2012 mal começou, mas os fabricantes de automóveis já pensam em 2013. O calendário nos próximos 12 meses será no mínimo agitado – para não dizer concorrido –, com uma média de um lançamento a cada três dias. Perspectiva de aumento entre 1% e 2% em relação ao ano passado, quando foram vendidas 3,65 milhão de unidades.

A Ford já se adiantou e apresentou o novo EcoSport dia 4, em Brasília (DF). Praticamente pronto e em forma de conceito, o utilitário-esportivo foi exibido simultaneamente no Salão de Nova Déli, na Índia, mas só deverá chegar ao Brasil em maio ou junho. Além do design que segue o conceito Kinetic 2, arrojado, a segunda geração do jipinho terá botão de partida que dispensa a chave de ignição e novo motor 1.6 Sigma como opção ao 2.0 Duratec.


Entre os importados, o Chery S-18 1.3 flex inaugura os lançamentos do ano. Já a venda, o subcompacto chinês se destaca pelo pequeno porte e formas arredondadas, que devem agradar principalmente o público feminino. Seu preço: R$ 31.990.

Em março será a vez do novo Fiat Siena dar as caras. Ou melhor, mostrar a sua cara, pois a frente será diferente que a do novo Palio. Interior aprimorado e porte inspirado no Linea também ajudarão a diferenciar o sedã.

Projeto Brasil
Outros novos modelos, no entanto, devem chamar mais atenção por serem projetados no Brasil. É o caso do PM-7, projeto de minivan compacta da Chevrolet construído sobre a plataforma do Cobalt. Com opções de cinco ou sete lugares, o novo modelo vai substituir, numa só tacada, Meriva e Zafira. Já a Hyundai finaliza os testes do seu compacto, o HB, a ser produzido em Piracicaba (SP) a partir de setembro. Parte da imprensa já teve a oportunidade de andar com o carro, camuflado, na Coréia do Sul. Terá motores 1.0 e 1.6 e preço inicial na faixa dos R$ 35 mil, brigando com compactos premium.


[saiba mais]
Veja quais são os principais lançamentos de 2012:

Audi
A4 (reestilização)
A6 Avant (nova geração)
Q3 (inédito)

BMW
Série 1 (reestilização)
Série 3 (nova geração)


Chery
S-18 (inédito)

Chevrolet
Cruze hatch (inédito)
Cobalt 1.8 automático (versão)
Malibu (nova geração)
Projeto PM-7 (inédito)
S-10 (nova geração)
Sonic (inédito)


Citroën
C3 (nova geração)
DS3 (inédito) 
Chrysler
300C (nova geração) 
Dodge
Durango (inédito)
Ram (nova geração)
Fiat
Palio Weekend (reestilização)
Punto (reestilização)
Siena (nova geração)
Strada (reestilização)
Ford
EcoSport (nova geração)
Fusion (nova geração)
Ranger (nova geração)

Honda
CR-V (nova geração)
Fit (reestilização)

Hyundai
i30 (nova geração)
Projeto HB (inédito)
JAC
J2
J5
Jeep
Wrangler 3.6 v6 (versão)
Kia
Optima (inédito)
Mercedes-Benz
Classe B (nova geração)
Peugeot
308 (inédito)
408 1.6 turbo (versão)
Porsche
911 (nova geração)
Renault
Clio (reestilização)
Toyota
Camry (nova geração)
Etios (inédito)
Hilux e SW4 flex (versão)
Prius (inédito)

Volkswagen
Amarok automática (versão)
Beetle (nova geração)


Gol (reestilização)
Voyage (reestilização)
Passat CC (reestilização)

Nenhum comentário:

Postar um comentário