sábado, 10 de dezembro de 2011

Journey, da Dodge, se distancia do Fiat Freemont


Um dos maiores sucessos da Dodge na atualidade, o Journey inspirou a Fiat a criar o Freemont – basicamente o mesmo crossover produzido em Toluca, México, mas levemente aprimorado no design. Agora chegou a vez do modelo original superar, digamos, a cópia. Na linha 2012, ele estreia não só a reestilização externa e interna, o que inclui novo painel, como também o motor 3.6 V6 Pentastar de 280 cv (cavalos). Características que o distanciam em conforto e desempenho.

Na dianteira, a grade de quatro quadrantes e o para-choque receberam entradas de ar maiores, acentuando o espírito esportivo da marca. Os faróis mantém o formato, a exemplo das lanternas – que tem como novidade nova distribuição das luzes, com LEDs (diodos emissores de luz). As rodas são de alumínio de 17 polegadas na versão SXT e de 19 polegadas na R/T.


O painel perdeu as linhas demasiadamente retas e agora é fabricado em peça única, coberto por material macio. No centro do quadro de instrumentos, o EVIC (centro eletrônico de informação do veículo) informa a temperatura do líquido de arrefecimento, óleo do câmbio e a quantas horas o motor está ligado, além da autonomia e consumo médio. Um porta-objetos no console central disponibiliza discretamente uma entrada USB, para conectar um pen drive ou tocador de MP3, e tomada de 12V.

Pode-se dobrar a segunda e terceira fileira de bancos, aumentando a capacidade de bagagem para 1.908 litros. A segunda fileira é reclinável, com boosters para crianças integrados aos assentos laterais. Há ainda dois novos compartimentos no assoalho, que podem receber de latas de refrigerante a artigos de valor, como câmera, bolsa ou netbook.

Vasta lista
Airbags frontais, laterais e de cortina, apoios de cabeça dianteiros ativos, ar-condicionado com saídas independentes para cada uma das fileiras, bancos dianteiros aquecidos, controle eletrônico de estabilidade (ESC) – o que inclui controle de tração e sensores anticapotamento e de oscilação de reboque e freios a disco nas quatro rodas com ABS - compõem a vasta lista de equipamentos de série.


Comparado ao motor anterior, 2.7 V6, o novo 3.6 gera 100 cv a mais de potência. Com ele, o Journey acelera até 100 km/h em oito segundos e alcança máxima de 208 km/h. O consumo médio de gasolina anunciado pelo fabricante é de 9,6 km/l. Diante do tanque de 77,6 litros, a autonomia máxima é de 993 km.
A transmissão é automática de seis velocidades.


[saiba mais]:
Oito opções de cores:
Cinza (Storming Grey Pear Coat), cobre (Copperhead Pear Coat), pérola (Pearl White Tricoat), prata (Bright Silver Metallic), azul (Blue Pearl Coat), branco, preto (Brilliant Black Pearl) e vermelho (Brilliant Red Pearl).

Preços:
SXT
R$ 97.500 (regiões Sul e Sudeste, exceto ES)
R$ 95.548 (regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e ES)
R/T
R$ 107.900 (regiões Sul e Sudeste, exceto ES)
R$ 105.740 (regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e ES)

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