quarta-feira, 3 de março de 2010

Salão de Genebra: Mais leves e menos poluidores, novos modelos apontam o futuro. Alguns no Brasil já em 2011


Seis meses separam os lançamentos e carros conceitos do Salão International de l´Auto Et Assessoires, ou Salão de Genebra, sempre realizado em março, dos salões de Frankfurt (nos anos ímpares) e de Paris (nos pares). E ao contrário destes e outros como Detroit e Tóquio, o salão suíço sempre manteve neutralidade em relação a grandes marcas, pois em seu país existem somente pequenas, caso da Sbarro e da Rinspeed. Depois do pior da crise, a 80ª edição vai até 14 de março no centro de exposições Palexpo com praticamente todos os fabricantes mundiais presentes. Dentre eles, uma ampla lista de futuros importados para o mercado brasileiro.


O inédito Audi A1 é um deles. Hatch de duas portas, de pequenas dimensões (3,95 m de comprimento e 1,74 m de largura) e de estilo esportivo, terá preço inicial 30% inferior ao de um A3 na Europa. Chegará em 2011, junto com o RS5, versão ainda mais nervosa do cupê A5 com velocidade máxima acima de 280 km/h, a pedido do cliente. Controlada pela também alemã BMW, a Mini estende sua prole com a Countryman, perua que lembra utilitário-esportivo e, pela primeira vez, oferece banco traseiro de três lugares nos produtos da marca.


Diferentes soluções
A minivan Opel Meriva, vendida aqui como Chevrolet e sem previsão da mudança, passa a segunda geração com portas traseiras suicidas, que facilitam o acesso ao interior, e teto envidraçado. Entre os Porsche, o 911 surge na versão Turbo S, com a potência do GT2 (530 cv), e o Cayenne ficou menos poluidor por meio de um sistema híbrido que combina um motor 3.0 V6 a gasolina a um elétrico, de 47 cv. Feito sobre a mesma plataforma, o Volkswagen Touareg vem com a mesma tecnologia de propulsão, ficou 208 kg “mais magro” na versão inicial e traz câmbio automático de oito velocidades para todos os motores. Renault Mégane Coupé-Cabriolet, Volvo S60 e Toyota RAV4 também aparecem em novas gerações.

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