quarta-feira, 17 de março de 2010
Palmas para a Kombi - Simples e robusto, utilitário da Volkswagen completa 60 anos de história
De transporte de cargas ao carro de final de semana da família, a Kombi já serviu a diferentes tipos de uso ao redor do mundo. Uma história que completa 60 anos desde que a primeira unidade, equipada com motor 1.1, refrigerado a ar, foi produzida na Alemanha. No Brasil, o utilitário foi o primeiro carro produzido pela Volkswagen, em 1957, dois anos antes do Fusca.
O sucesso, no entanto, está atrelado à robustez da construção monobloco, sem chassi, suspensão independente com barras de torça e motorização boxer, que em algumas unidades supera em muito a durabilidade de demais partes da carroceria.
Se no início a potência era pequena, somente 25 cv (cavalos) capazes de movê-la a até 98 km/h, hoje o modelo é sinônimo de modernidade. A atual geração, denominada Transporter nos mercados europeu e norte-americano, pode vir com propulsor 2.0 turbodiesel de 180 cv e atinge 190 km/h.
Concurso cultural
Para comemorar a data a Volkswagen criou um concurso que reúne histórias de quem já teve, viajou ou dirigiu o modelo. Para participar basta entrar no site www.kombi60anos.com.br e se cadastrar até 14 de abril. O ganhador terá ser relato divulgado em campanha publicitária e irá levar para garagem uma Kombi zero quilômetro.
NO BRASIL
A cronologia histórica da nossa “velha senhora”
1950 - Lançada na Alemanha, começa a ser importada ao Brasil pelo grupo Brasmotor (dono da marca Brastemp)
1953 - Início da montagem em CKD (Completely Knocked Down), com peças importadas
1957 - Em 2 de setembro é produzida a primeira unidade nacional, com motor de 1.200 cm³
1967 - O propulsor inicial é substituído por um de 1.500 cm³
1976 - Primeira reestilização, acompanhada de um novo motor de 1.600 cm³
1981 - Início das vendas do modelo equipado com motor 1.5 Diesel, oriundo do Passat de exportação. As lanternas ganham setas na cor laranja (antes eram vermelhas)
1982 - Chega às lojas a pick-up cabine dupla
1997 - Segunda reestilização, com adoção de porta lateral corrediça e injeção eletrônica. A carroceria é semelhante a utilizada entre 1967 e 1974 na Europa e EUA
2000 - Último ano de produção da versão pick-up, ainda com carroceria antiga
2006 - Para se adequar à legislação anti-poluição, o tradicional motor 1.600 cm³ refrigerado a ar dá lugar a um novo propulsor 1.4 refrigerado a água. O radiador exige a aplicação de uma grade dianteira
2009 - O brake-light (terceira luz de freio) é adotado na traseira e a grade ganha novas aletas
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