quarta-feira, 31 de março de 2010

Nem tão novos - Carros que já saíram de linha, como o Classic reestilizado, chegam ao Brasil como novidades

Estilo, conteúdo e motor são pressupostos avaliados pelo consumidor na compra de um carro zero km. No mercado brasileiro, quarto maior do mundo, a cada ano o número de opções cresce vertiginosamente e as vendas sequer sinalizam possibilidade de queda - em 2009 foram comercializados cerca de 3,14 milhões de veículos. Ainda sim produzimos carros desatualizados, que saíram de linha em demais países.

É o caso do Chevrolet Classic, reestilizado pela primeira vez em 14 anos. E nem mudou muito: somente detalhes como faróis, grade, pára-choques e lanternas que vieram do Sail, antes produzido na China. No oriente, o sedã derivado do Corsa foi substituído por uma nova geração. O mesmo ocorreu com o multiuso Fiat Doblò, reestilizado com defasagem de quatro anos, tempo suficiente para a segunda geração ser apresentada na Europa com variados avanços.

O velho Chevrolet Sail chinês, aqui Classic reestilizado...
...e a nova geração do sedã compacto

Mal começo
Primeiro Hyundai nacional, o Tucson seguirá pelo mesmo caminho de atraso. Substituído pelo ix35 na Coréia do Sul, passará a ser produzido em Catalão (GO) como opção “mais barata” ao novo utilitário-esporito, que virá como importado. O preço, que hoje varia de R$ 68.900 e 80 mil, deverá ser mantido, o que, dentre outros fatores, não justifica a produção de um produto ultrapassado.


Custo de produção que foi a justificativa da Peugeot ao adotar estilo frontal e painel semelhantes ao do 207 europeu, maior e melhor equipado, no 206, com direito a troca de nome para o mesmo do hatch europeu. A imprensa pouco questionou o fato. Outros dois franceses, Citroën C4 hatch e Renault Mégane, também demoraram alguns anos para desembarcar e também vieram com estilo frontal atrasado. Isso sem falar da jurássica Kombi, cuja geração lançada aqui em 1997 havia deixado de ser fabricada na Alemanha na década de 1970.

Pague mais
Exceção, as japonesas Honda e Toyota sempre mantiveram seus carros atualizados em relação aos vendidos no primeiro mundo. Em contrapartida cobram mais caro que a concorrência.

Fora o estilo, atrativo para muitos, e a falta de concorrência (no caso do Doblò), outros fatores que estimulam tal defasagem são o preço e, por consequência, o bom número de vendas. No que depender do consumidor brasileiro, ainda utilizaremos ferramental produtivo descartado em outras partes do mundo por um bom tempo.

Civic brasileiro "custa" nove vezes mais que o dos EUA

Nove vezes mais. É o que "custa" um Honda Civix LXS automático fabricado no Brasil quando comparado ao modelo norte-americano. O levantamento feito pelo site Fast Driver aponta que, enquanto nos EUA o carro custa pouco mais de US$ 19 mil, em solo tupiniquim vale o equivalente a US$ 39 mil. O custo de produção brasileiro é menor, já que nossa mão de obra é mais barata, mas considerando o salário médio, gastamos 1.380 dias (ou quase quatro anos) para quita-lo. Nos EUA, o período cai para 155 dias.

terça-feira, 30 de março de 2010

Prestes a ser apresentado, Logan reestillizado é flagrado


Três anos depois de ser lançado no Brasil, o Renault Logan será reestilizado pela primeira vez. A inspiração vem do modelo russo do três volumes, que recebeu novos pára-choques, grade dianteira, lanternas e tampa do porta-malas. No interior, mudam a instrumentação do painel e o acionamento dos vidros elétricos, que finalmente deixam o console central e passam para as portas. Uma unidade foi flagrada em um estacionamento pelo leitor do site iCarros, Luiz Felipe de Alcântara.


As vendas devem começar em abril, logo depois da apresentação à imprensa, dias 13 e 14 em Salvador (BA). O preço da versão 1.0, cerca de R$ 28 mil, poderá ser levemente reduzido como atrativo diante dos concorrentes Chevrolet Classic e Prisma, Fiat Siena Fire e Volkswagen Voyage.

Motorgerais responde: Dúvidas sobre GPS e fiscalização de combustíveis

Dúvidas e sugestões são publicadas pelo blog na seção Motorgerais responde. Se você tem alguma pergunta, envie um e-mail para motorgerais@gmail.com

Caro Bruno, adorei seu blog e já instalado em meus favoritos. Semana passada perguntei à revista Quatro Rodas sobre os aparelhos GPS, se os mesmos apresentariam formas de detectar radares móveis e se haveria legalidade nisso. Eles informaram que só os radares fixos nas cidades cadastradas é que são informados. Esse tema é abrangente, imagina se você está passando por uma cidade e não sabe ou não vê o perigo que é visto por nativos do local? Exemplo é a MG-435 próximo a Ubá (MG), onde instalaram o radar numa ponte estreita onde a velocidade permitida é de 60 km/h. Paliativo desonesto, no mínimo politicamente incorreto. Os GPS também deveriam possuir a relação de postos de combustíveis credenciados e fiscalizados. Se algum for autuado, deveria aparecer de vermelho, bem chamativo, para que não sejamos enganados e assim acabar com a farra desses adulteradores que nos lesam há muitos anos.

Eustáquio Amorim
Piraúba/MG
 
"Eustáquio, os aparelhos de GPS hoje vendidos no Brasil de fato não tem como detectar radares móveis, quase sempre instalados "escondidos", nem postos de combustíveis que já tenham sido flagrados comercializando combustível adulterado. Esta função, na realidade, é de responsabilidade da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) que disponibiliza uma lista com os infratores em seu site - www.anp.gov.br. Como curiosidade, estudantes apresentaram há poucas semanas numa feira de São Paulo um novo dispositivo que detecta combustível de má qualidade no próprio posto de gasolina. Para isso, antes de abastecer, bastaria o motorista derramar o líquido num compartimento adaptado dentro da porta do carro. Caso seja de fato ruim, uma luz vermelha irá acender.”

Fiat comemora na Polônia produção do 500.000 Cinquecento de nova geração


A fábrica da Fiat em Tychy, Polônia, alcançou a marca de 500.000 Cinquecento (traduzindo do italiano, 500) produzidos desde que a nova geração estreou. A unidade comemorativa tem cor branca, motor 1.2 16v de 69 cv (cavalos) de potência e sistema Start&Stop. Depois de 21 meses do lançamento, seus 10 maiores mercados são Itália (com 244.755 unidades), França (58.425), Grã Betanha (51.445), Alemanha (48.319), Holanda (13.682), Suiça (10.765), Espanha (10.103), Bélgica (9.548), Japão (9.030) e Áustria (8.648). Do total de unidades, 80% são versões topo de linha, Sport e Lounge.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Mercedes-Benz produzirá veículos comerciais em Juiz de Fora a partir de 2011


Mais uma chance foi dada à fábrica da Mercedes-Benz de Juiz de Fora (região da zona da mata mineira). Veículos comerciais, como a Sprinter, começam a ser produzidos na planta a partir de 2011, em conjunto com a unidade de São Bernardo do Campo (SP), que terá sua capacidade ampliada para 75 mil unidades por ano até 2012. A decisão pode decretar o final de vida da atual geração do cupê CLC, produzido no Brasil para todo o mundo, no próximo ano.

Pressão estadual
O anúncio ocorreu 72 horas depois que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, determinou um prazo para que a Mercedes-Benz se pronunciasse sobre o futuro da fábrica. Considerada ociosa desde o término da produção do Classe A, em 2004, com 5 mil unidades fabricadas (ante uma previsão anual de 60 mil), a planta sempre montou automóveis sem produzir uma única peça. Para a produção de caminhões, chassis de ônibus e vans deverá haver novas contratações - hoje 864 pessoas trabalham na instalação.


Post atualizado às 08h08 de 30/03/2010

Keko lança kit Trail para o Ka por R$ 1.180


A fabricante de acessórios Keko oferece o novo kit de estilo fora-de-estrada Trail para o Ka. Composto de plástico protetores para os para-choques, bagageiro e adesivos laterais, pode-ser adquirido em qualquer concessionária Ford. Preço: R$ 1.180.

Ford vende Volvo para a chinesa Geely por US$ 1,8 bilhão

A Ford anunciou a venda da Volvo para a chinesa Geely por US$ 1,8 bilhão, valor bem inferior aos US$ 6,5 bilhões negociados pela compra da marca sueca em 1999. Os projetos em desenvolvimento serão mantidos e uma nova fábrica, com produção de 300 mil carros, será erguida na China. A intenção é tornar aquele mercado o segundo maior consumidor de veículos da Volvo. O negócio também determina o fim do grupo de marcas de luxo da Ford, que já incluiu Aston Marin, Jaguar e Land Rover.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Na ponta do lápis - Prisma 1.0 Maxx agrega equipamentos, mas espaço interno é limitado


Quanto menos equipado e mais barato, melhor será o volume nas vendas. A “fórmula” faz referência ao mercado brasileiro, onde os 1.0 são a opção de entrada. Desde março do ano passado a Chevrolet oferece o Prisma, até então somente 1.4, com o motor de menor cilindrada. A versão Maxx, avaliada por Motorgerais, traz mais alguns itens de série que a básica Joy para quem não dispensa um mínimo de conforto, por R$ 30.243.

No estilo, o sedã derivado do Celta se mantém praticamente intacto desde outubro de 2006, quando foi lançado. Grade dianteira com inserto cromado, maçanetas das portas na cor do veículo, rodas de aço de 14 polegadas e brake-light sob o vidro traseiro identificam a versão. A traseira, com grandes lanternas, é inspirada no Vectra.


O painel feito em única peça e sem espaço para airbags assinala a simplicidade do interior, aceitável pelo acabamento de tecido nas portas e detalhes prateados nas saídas de ar, manopla do câmbio e instrumentação. No entanto, não há regulagem de altura para o banco do motorista e volante, deslocado para a esquerda por causa da roda, fatores que prejudicam a ergonomia. O espaço interno reduzido, agravado pela carroceria construída sobre a plataforma do primeiro Corsa nacional, de 1994, contradiz com a boa capacidade do porta-malas, de até 829 litros com o banco traseiro rebatido.


Ágil na cidade
Para se adequar ao controle de emissões de poluentes do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a recalibragem na injeção eletrônica entregou alguns cavalos a mais no propulsor 1.0 VHCE, mas manteve o comportamento apropriado ao trânsito urbano. As três primeiras relações de marchas são mais curtas, fazendo o giro subir rapidamente a até 4.000 rpm. Para ir de zero a 100 km/h, são necessários 14,3 segundos, número que tende a piorar com o ar-condicionado (opcional) ligado e o porta-malas cheio. Freios ABS não são oferecidos nem como opcionais.


A estabilidade é um dos maiores pontos fracos. Não há comunicação correta entre rodas e o volante e a carroceria ameaça desgrudar as rodas traseiras nas curvas, restringindo qualquer intenção de condução esportiva. Mesmo dentre limitações, a versão tem proposta honesta, oferecendo algo a mais que o veterano Classic e o suficiente para brigar com Fiat Siena, Ford Fiesta, Renault Logan e Volkswagen Voyage em suas versões de entrada.


FICHA TÉCNICA
Chevrolet Prisma 1.0 Maxx

MOTOR - Quatro cilindros em linha, oito válvulas, flexível em combustível (álcool ou etanol); potência de 77/78 cv a 6.400 rpm; torque de 9,5/9,7 kgfm a 5.200 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO - Assistência hidráulica
SUSPENSÃO – Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos; Traseira semi-independente por eixo de torção, com molas helicoidais progressivas do tipo barril, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora
FREIOS - A disco na dianteira e a tambor na traseira
RODAS/PNEUS - aro 14; 175/65
DIMENSÕES – 4,12 metros de comprimento; 1,64 m de largura; 1,46 m de altura; distância entre eixos de 2,44
PESO/PORTA-MALAS - 921 kg; capacidade para 439 litros de bagagem
CONSUMO – 9,2 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina) na cidade e 12,12 km/l (E) e 17,5 km/l (G) na estrada

EQUIPAMENTOS

Série - Ar quente, brake-light, chave com comandos de abertura e travamento das portas, direção hidráulica, desembaçador do vidro traseiro, retrovisores com ajuste manual, protetor de cárter, travamento automático das portas a 15 km/h e vidros verdes

Opcionais - Ar-condicionado, alarme, pintura metálica, vidros e travas elétricos

GOSTAMOS
- Desempenho
- Câmbio

NÃO GOSTAMOS
- Espaço interno
- Estabilidade

PREÇO: R$ 30.243

quarta-feira, 24 de março de 2010

Exclusivo: Projeto NCS também aposenta o Bora em 2011


Nem mesmo os executivos da Volkswagen escondem que o projeto NCS (New Compact Sedan), adiantado como cupê conceito no Salão de Detroit, substituirá o Jetta, nos EUA e no Brasil, em 2011. Um deles, porém, confirmou a Motorgerais que o futuro sedã médio também irá aposentar o Bora no próximo ano. O modelo derivado da quarta geração do Golf é vendido no país há 10 anos e se mantém por oferecer preço mais convidativo que o do Jetta: custa de R$ 55.147, com câmbio manual, a R$ 59.230, automático, ante os R$ 79.890 do sedã maior. Ambos são produzidos no México.

"Vendemos cerca de cinco mil Bora por ano, mas esse modelo tem vida curta", comentou o executivo do fabricante. Em 2009 a Volkswagen comercializou quase a mesma quantidade de Jetta sedã no Brasil.


Conceito NCC foi apresentado no último Salão de Detroit

Accord 2.0 EX, mais equipado, substitui LX e mantém preço


Mais equipada, a versão 2.0 EX substitui a LX na linha 2010 do Accord. O acabamento é o mesmo da versão topo de linha V6, exceto pelas rodas de liga leve aro 16, ponteira única de escapamento, ausência de luzes de direção nos retrovisores, teto-solar e faróis de xenônio. O pacote de equipamentos, no entanto, inclui ar-condicionado com controle automático e duas zonas, bancos de couro com ajuste elétrico nos dianteiros, rádio que armazena seis CD´s e painel com mostrador de temperatura externa.


O motor permanece sendo o 2.0 16v de 156 cv (cavalos) e torque de 19 kgfm, assim como o câmbio automático de cinco velocidades. No quesito segurança, o 2.0 traz somente airbags frontais, enquanto o V6 adiciona bolsas laterais, de cortina e controle de estabilidade. O preço foi mantido: R$ 99.800 (o V6 EX custa R$ 144.500).


 

General Motors investirá R$ 1,4 bilhão para a produção de dois novos modelos até 2012

Dois novos carros até 2012 fazem parte de um anúncio de R$ 1,4 bilhão feito pela General Motors nesta semana. O investimento será para a modernização e ampliação das fábricas de São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, estado de São Paulo. Um dos modelos será o sedã médio Cruze e o outro poderá ser o crossover Orlando (acima), feito na mesma plataforma e cujo nome já foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). "A definição deste novo plano insere-se na nossa estratégia de longo prazo de investimentos totais de R$ 5 bilhões, no período de 2008 a 2012", comentou o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila.

Post atualizado às 21h51

Volkswagen equipara estilo da Jetta Variant à da Europa, adiciona equipamentos e reduz preço em R$ 1.200


Enquanto o Jetta está prestes a ser substituído nos EUA e no Brasil em 2011, a Volkswagen reestiliza a perua da família e reduz o preço inicial para R$ 83.990, diferença de R$ 1.200. Estilo esportivo e painel aprimorado foram herdados do Golf de sexta geração - na Europa, a Variant é vendida como derivada do hatch. Bancos de couro e sensor de estacionamento dianteiro vêm de série, mas o volante multifuncional do Passat CC é opcional. O motor 2.5 de 170 cv (cavalos) e o câmbio Tiptronic não mudaram.


Categoria MINI Challenge estreia neste sábado em Interlagos

Para participar da MINI Challenge, nova categoria que estreia neste sábado em Interlagos, o piloto só precisa levar o capacete e o macacão. Todos os MINI Cooper da prova são alugados. Comparado à versão de rua, tem bancos com cintos de seis pontos, volante de corrida e motor 1.6 de 221 cv (cavalos) capaz de acelerar a até 240 km/h. A categoria substitui a Stock Light, encerrada em 2009 após 17 temporadas.

domingo, 21 de março de 2010

Novo Uno "zebrado" é flagrado em teste, enquanto catálogo direcionado as concessionárias vaza na web


Não há mais o que desvendar sobre o novo Uno. Detalhes do carro (também conhecido como Projeto 327) foram revelados em um catálogo divulgado pelo Pit Stop Brasil. Segundo o blog, as informações foram publicadas por um consultor de uma concessionária Fiat em um site de relacionamentos. Também nesta semana, Motorgerais conseguiu flagrar unidades com camuflagem "zebrada", usada para dificultar a percepção das formas da carroceria. O carro será apresentado à imprensa em 14 de maio, no hotel IberoStar, na Praia do Forte, em Salvador (BA).


De início será ofertada somente a carroceria quatro portas nas versões 1.0 Vivace e Way, e 1.4 Attractive e Way. A primeira, de entrada, virá com pára-choques sem pintura, relógio digital, dois porta-copos, pneus 165/70 e rodas aro 13. O preço deverá ser cerca de R$ 28 mil, entre Mille e Palio. A versão intermediária Attractive trará acabamento estilizado, para-choque na cor do carro e rodas 14. Disponível nas duas opções de motor, a Way mantém a proposta aventureira do Mille por meio de para-lamas de plástico, pneus de uso misto e rack de teto, mas terá novidades como faróis de máscara negra.


Dimensões maiores
Airbag duplo, ar-condicionado, freios ABS e rádio CD MP3 serão opcionais em todas as versões. Desenho das rodas, calotas, bancos e painel de instrumentos também aparecem. O mais básico não tem nem conta-giros, que nas demais versões fica do lado esquerdo do velocímetro, de desenho arredondado e em maior dimensão. A suspensão traseira é inédita, do tipo eixo de torção, enquanto as dimensões em relação ao Mille cresceram. O comprimento chega a 3,77 m, diferença de oito centímetros. A largura é de 1,63 m, a altura, 1,48 m (4 cm a mais) e o entre-eixos, 2,37 m.

1.0 e 1.4 Fire Evo
Quem esperava novos motores vai se decepcionar. O 1.0 nada mais é do que o atual Fire com modificações para atender as normas anti-poluição, passando a gerar 70 cv (cavalos) com gasolina e 71 cv com etanol, aumento de cinco cv. O torque é de 9,4 kgfm a 4.750 rpm. Uma das alterações foi feita no chicote da injeção, que ganhou nova aparência. Já o motor 1.4 evoluiu mais, ganhando até sobrenome: Evo. Para diminuir a emissão de poluentes, a Fiat adotou um variador de fase contínuo no propulsor, que mantém a potência de 85 cv e 86 cv, com gasolina e álcool. O torque é de 12,5 kgfm.


Serão 13 opções de cores, com destaque para dois tons chamativos já revelados por Motorgerais: o sólido Amarelo Citrus, que lembra o tom de uma caneta marca texto, e o metálico Verde Box.

Post atualizado em 25/03/2010 às 12h58

Auto-escolas deverão iniciar aulas noturnas em maio

Uma nova regra publicada no Diário Oficial da União determina que todas as auto-escolas do país deverão iniciar aulas de direção noturnas em até 60 dias. O número de aulas, no entanto, ainda será definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A alteração foi proposta pelo deputado federal Celso Russomano (PP-SP), que defende a experiência de direção à noite como forma de redução no número de acidentes. Para a Feneauto (Federação Nacional das Auto Escolas), a nova medida vai aumentar o custo da habilitação. A atual legislação prevê uma carga horária de 20 horas de aulas práticas.

Mitsubishi anuncia investimentos de R$ 800 milhões e o retorno do sedã médio Lancer


Dentro de sua estratégia para o Brasil nos próximos anos, a Mitsubishi anuncia investimentos de R$ 800 milhões, além do retorno da importação do sedã Lancer, vendido no país em volumes pequenos na década de 90. A maior novidade, no entanto, é o anúncio da produção nacional de um modelo da família Lancer, ainda não revelado, em Catalão (GO) a partir de 2012. Antes disso, no próximo ano, o fabricante japonês começa a fabricar por aqui o utilitário-esportivo Pajero Dakar atualmente importado da Tailândia.


Os planos também prevêem que a produção dobre nos próximos três anos. Em 2009 saíram da linha de montagem 36 mil carros, volume que deve alcançar 40 mil unidades neste ano. A área também irá aumentar em 30% e o quadro de funcionários chegará a 4.000 colaboradores trabalhando em um ou dois turnos.

Prestes a ser lançado, S400 Hybrid é flagrado em São Paulo


Primeiro carro híbrido a ser vendido no Brasil, o Mercedes-Benz S400 Hybrid só chegara às lojas em abril, mas já foi flagrado pelo BlogAuto, do jornalista Ricardo Meier, nas ruas de São Paulo. A unidade na cor preta circulava com placas de São Bernardo do Campo (SP). Debaixo do capô do modelo está um motor V6 de 279 cv (cavalos) a gasolina que recebe a ajuda de um propulsor elétrico de 20 cv alimentado pelo sistema Kers, que recupera a energia de frenagens. Desta forma, o sedã de quase duas toneladas obtém um consumo inigualável, além de emitir 19% menos poluentes que um Classe S "comum".

Março poderá fechar com novo recorde nas vendas

Último mês da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), março poderá alcançar uma novo recorde de vendas. É o que apontam dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Na primeira quinzena do mês foram emplacadas 131.669 unidades, um aumento de 9,1% em relação a fevereiro, quando foram para as ruas 120.706 unidades. Comparado ao mesmo período de 2009, o mês alcançou um crescimento de 11,2%. A Fiat lidera com 23% de participação, seguida por Volkswagen (20,2%), General Motores (19,1%) e Ford (11,1%).

quarta-feira, 17 de março de 2010

Palmas para a Kombi - Simples e robusto, utilitário da Volkswagen completa 60 anos de história


De transporte de cargas ao carro de final de semana da família, a Kombi já serviu a diferentes tipos de uso ao redor do mundo. Uma história que completa 60 anos desde que a primeira unidade, equipada com motor 1.1, refrigerado a ar, foi produzida na Alemanha. No Brasil, o utilitário foi o primeiro carro produzido pela Volkswagen, em 1957, dois anos antes do Fusca.

O sucesso, no entanto, está atrelado à robustez da construção monobloco, sem chassi, suspensão independente com barras de torça e motorização boxer, que em algumas unidades supera em muito a durabilidade de demais partes da carroceria.


Se no início a potência era pequena, somente 25 cv (cavalos) capazes de movê-la a até 98 km/h, hoje o modelo é sinônimo de modernidade. A atual geração, denominada Transporter nos mercados europeu e norte-americano, pode vir com propulsor 2.0 turbodiesel de 180 cv e atinge 190 km/h.

Concurso cultural
Para comemorar a data a Volkswagen criou um concurso que reúne histórias de quem já teve, viajou ou dirigiu o modelo. Para participar basta entrar no site www.kombi60anos.com.br e se cadastrar até 14 de abril. O ganhador terá ser relato divulgado em campanha publicitária e irá levar para garagem uma Kombi zero quilômetro.



NO BRASIL
A cronologia histórica da nossa “velha senhora”

1950 - Lançada na Alemanha, começa a ser importada ao Brasil pelo grupo Brasmotor (dono da marca Brastemp)
1953 - Início da montagem em CKD (Completely Knocked Down), com peças importadas
1957 - Em 2 de setembro é produzida a primeira unidade nacional, com motor de 1.200 cm³
1967 - O propulsor inicial é substituído por um de 1.500 cm³
1976 - Primeira reestilização, acompanhada de um novo motor de 1.600 cm³
1981 - Início das vendas do modelo equipado com motor 1.5 Diesel, oriundo do Passat de exportação. As lanternas ganham setas na cor laranja (antes eram vermelhas)
1982 - Chega às lojas a pick-up cabine dupla
1997 - Segunda reestilização, com adoção de porta lateral corrediça e injeção eletrônica. A carroceria é semelhante a utilizada entre 1967 e 1974 na Europa e EUA
2000 - Último ano de produção da versão pick-up, ainda com carroceria antiga
2006 - Para se adequar à legislação anti-poluição, o tradicional motor 1.600 cm³ refrigerado a ar dá lugar a um novo propulsor 1.4 refrigerado a água. O radiador exige a aplicação de uma grade dianteira
2009 - O brake-light (terceira luz de freio) é adotado na traseira e a grade ganha novas aletas

Variant muda antes que o Jetta sedã no Brasil; Perua reestilizada será apresentada dia 22

Na Europa, a Jetta Variant é vendida como derivado do Golf. Talvez isso explique o fato do modelo reestilizado da perua começar a ser vendido antes que o próprio sedã no mercado brasileiro. Ambos são produzidos no México e ainda derivam da quinta geração do médio. Porém, as mudanças da carroceria familiar se concentram na parte dianteira, que passa a ter um conjunto ótico bem parecido ao do Golf VI.

Vale lembrar que para os EUA a Volkswagen planeja um sedã totalmente novo, derivado do carro conceito NCC, revelado durante o último Salão de Detroit. A apresentação da perua à imprensa será na noite da próxima segunda-feira (22), no espaço Volkswagen Haus, em São Paulo, seguida de test-drive até Vinhedo (interior paulista) na manhã de terça-feira.

Série especial Sandero Vibe volta a ser vendida com discretas alterações de estilo


Depois do Scénic Kids, a Renault reedita a série especial Sandero Vibe. Vendida por R$ 38.590, ganhou mudanças nos frisos das portas, antes na cor cinza e agora pretos, instrumentação do painel, com anéis cromados no conta-giros e velocímetro, e a estreia da cor Vermelho Fogo. Faróis com mascara cinza, rodas de liga-leve aro 15 em tom grafite e rádio CD MP3 compõem o estilo esportivo. O fabricante pretende vender 2.600 unidades até maio, um aumento de 30% no volume comparado à primeira edição.


 

 

Nissan convoca 10.624 unidades da picape Frontier

Outra convocação, da, Nissan, envolve 10.624 unidades de Frontier produzidas entre 2008 e 2010. Há risco de problemas na junção da coluna com a caixa de direção, que pode se soltar e causar perda de controle da picape. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-011-1090 ou no site www.nissan.com.br.

Toyota traz do Japão novo motor 2.0 16v para o Corolla; Preços partem de R$ 75.830 para a versão XEi


A Toyota importa do Japão um novo motor 2.0 16v flex, sem relação com o já existente 1.8 16v, para o Corolla. Nas versões XEi (R$ 75.830) e Altis (R$ 89.160), vem associado a um inédito câmbio automático, ainda de quatro velocidades, mas com comandos do tipo borboleta no volante, como no concorrente Honda Civic. A potência é de 142 cv (cavalos) e 153 cv, com gasolina e etanol, na ordem. O objetivo da marca é atrair um público jovem ao sedã médio, hoje com fama de “carro de tiozão”.

Recall dos cubos de rodas do Stilo começou hoje

Depois de ter sido obrigada pelo Ministério da Justiça a fazer o recall dos cubos de rodas traseiras do Stilo, a Fiat anuncia o início do atendimento aos proprietários do modelo. Ao todo 52.474 veículos fabricados entre 13 de abril de 2004 e 9 de março de 2010, sem freios ABS, terão as peças de ferro fundido trocadas por outras de aço forjado e importadas da Itália. O serviço pode ser agendado por meio do telefone 0800-707-1000, no site www.fiat.com.br ou numa concessionária.

Classic reestilizado será lançado dia 5 de abril


A linha 2011 do Chevrolet Classic, que passará por mudanças no conjunto ótico dianteiro, traseiro e no interior, será apresentada à imprensa no próximo dia 5, em Guarulhos (SP). Durante o evento, os jornalistas poderão dirigir o carro até o Complexo Industrial Automotivo de São José dos Campos. Inspirado no sedã que deixou de ser produzido na China há poucos meses, o modelo nacional passa por sua primeira grande reestilização em quase 15 anos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

"Zebrada", Idea Adventure 2011 exibe novas formas de primeira reestilização


Depois de ter sido flagrada com a tradicional camuflagem preta, a minivan Fiat Idea Adventure 2011 aparece com traje "zebrado" em novo flagrante de Motorgerais. Agora já é possível ver os detalhes da primeira reestilização da minivan, que na versão aventureira terá faróis com duplo canhão de luz e grade dianteira com elementos em tom cromado. Outra solução de estilo herdada dos demais membros da família Adventure (Strada, perua Palio e Doblò) são os quatro faróis, de milha e de longo alcance, posicionados nas extremidades do pára-choque dianteiro. Como em algumas versões do Punto, esta peça terá moldura na cor cinza.


Nas laterais mudam as maçanetas das portas e os elementos de plástico sobre as caixas de rodas, com estilo também inspirado no Palio e na Strada Adventure. O estepe continua fixado na tampa do porta-malas, mas pára-choque a lanternas ganham traços arredondados. Debaixo do capô está uma grande mudança: sai de cena o propulsor 1.8 de origem Powertrain para entrada do novo 1.6 16v, oriundo da Tritec mas retrabalhado pela FTP - divisão de motores do grupo Fiat. A potência deverá chegar aos 125 cv (cavalos) com gasolina e 128 cv com álcool. O lançamento deverá ser ainda no primeiro semestre deste ano.