"Só 5% dos consumidores dos EUA compram carros movidos pela preocupação ecológica". A frase do vice-presidente mundial de marketing e produtos da General Motors, Bob Lutz, reflete a indisposição do mercado diante de uma realidade movida por elétricos (e suas autonomias e desempenhos limitados). Ele, no entando, é um dos maiores defensores desse tipo de carro e não por acaso se encontrou com o presidente da Tesla, Elon Musk, em Detroit.
A pedido do cineasta Chris Paine, que filmou "Quem matou o carro elétrico", Musk mostrou a Lutz o mais novo modelo de sua fábrica - o S (veja foto na abertura do post), um belo sedã de luxo com linhas muito semelhantes às dos atuais Maserati (e que deverá chegar às lojas somente em 2012), anunciou a venda do milésimo Tesla e deu uma amostra de viabilidade do carro elétrico. Da Califórnia, onde fica a fábrica, até Detroit, Musk percorreu 4.320 km a bordo de um Tesla Roadster, que foi recarregado em casas, lojas e restaurentes até chegar ao salão.
Nem tão famosa como a marca de Musk, a Commuter Cars promete fabricar o elétrico mais rápido do mundo. Com dois lugares (motorista, na frente, e passageiro, atrás), o Tango é bem estranho, custa US$ 150 mil, mas segundo o fabricante pode acelerar de 0 a 96 km/h em quatro segundos. Será mesmo? É o que diz o presidente da empresa, Rick Woodbury (acima), que também anuncia a venda de uma unidade do carro para o ator George Clooney.
Expert na fabricação de carrinhos de golfe, a sul-coreana revela novos modelos bem diferentes do seu foco: o anfíbio Multi Amphibius, capaz de flutuar sob a água até três horas, o microcar e zone EV (de dois lugares) e o esportivo C Square. Sem sombra de dúvidas, o mais belo do trio, ele pode ser carregado em tomadas de 110 volts em até seis horas, tem autonomia de 240 km e alcança até 150 km/h. Preço: US$ 50 mil, se de fato começar a ser produzido nos EUA a partir deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário