Até quando teremos petróleo para abastecer nossos carros? Não se sabe a data exata, mas o certo é que o futuro depende de soluções próximas para substituir o combustível fóssil. Soluções que compõem boa parte do que se vê na edição 2010 do North American Internacional Auto Show (NAIAS), o Salão de Detroit, aberto ao público entre os dias 16 e 24 e que já passou dos 100 anos de história - sua primeira edição reuniu 30 modelos e 17 expositores em dezembro de 1907. O maior evento do gênero nos Estados Unidos também é uma espécie de vitrine para os grandes fabricantes daquele e outros mercados, interessados na maior economia mundial.
E como forma de demonstração de potencial tecnológico, vale até divulgar o calendário de híbridos a serem lançados na década - caso da Toyota, que vai apostar na pilha de combustível a partir de 2015 e em oito novos carros "ecológicos" nos próximos anos. Um deles certamente será o conceito FT-CH (acima), sigla para Future Compact Toyota Hybrid, desenhado pelo estúdio da empresa em Nice (França) e que funciona com gasolina ou eletricidade, embora dados técnicos não tenham sido revelados.
A concorrente (e também japonesa) Honda segue a mesma e lança o esportivo híbrido CR-Z (foto na abertura do post). Seu motor 1.5 16v a gasolina vem combinado a um propulsor elétrico de 14 cv que assume o comando do funcionamento do carro quando parado. Em desacelerações, o propulsor movido a eletricidade funciona como gerador para recarregar as baterias de hidreto metálico de níquel. Já a tração integral é o diferencial da Hybrid Tourer, perua da Subaru que combina dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro. BMW, Fiat, Ford e Volvo expõem versões elétricas dos modelos Série 1, 500, Fusion e C30, na ordem, enquanto a Audi traz uma evolução do E-Tron, cujo desenho da carroceria o afastou do esportivo R8.
Veja a cobertura completa do salão nas próximas postagens do blog
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