sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Câmbio em ascensão - Automatizados se popularizam na faixa de R$ 35 mil com Palio e Gol



Tão confortável quanto um automático, mas com preço inferior, o câmbio automatizado se populariza entre os carros nacionais. Se em 2000 ele representava 2% das unidades produzidas no país e era oferecido em versões mais caras, hoje já é possível escolher entre 32 opções, com modelos vendidos a partir de cerca de R$ 35 mil, como os recém-lançados Palio e Siena 1.8 Dualogic, Gol e Voyage 1.6 I-Motion. Uma faixa que promete fechar 2009 com 8% de participação nas vendas.

O conforto, a facilidade de uso e opções de trocas esportivas, manuais e automáticas são as principais virtudes deste tipo de transmissão, que aposta num custo de manutenção menor, justamente por ser baseada em um câmbio manual. Nela, o comando manual foi substituído por um conjunto de atuadores eletroidráulicos comandados por uma central eletrônica, e o pedal de embreagem foi abolido, pois o funcionamento é totalmente automático.

Como funciona
O controle da transmissão é feito pela central de comando eletrônico (TCU, do inglês Transmission Control Unit), que avalia as condições de uso do carro e comanda os acionadores eletroidráulicos, movimentando a embreagem e fazendo as trocas de marchas. A TCU trabalha em harmonia com a central de comando do motor (ECU, de Eletronic Control Unit), que reduz a rotação automaticamente durante as alterações de marcha. A posição do acelerador é passada para a ECU. Assim que a mudança é feita, a rotação do motor volta a ser administrada pelo motor.

Comparado ao câmbio manual convencional, o sistema I-Motion da Volkwagen custa R$ 2.476 a mais, menos da metade um câmbio automático seqüencial Tiptronic. Ou seja, nas versões básicas (há outras opções de acabamento), Gol e Voyage I-Motion passam a custar R$ 34.605 e R$ 37.090, na ordem. Palio e Siena Dualogic, oferecidos somente nos pacotes ELX e HLX, saem por R$ 37.630 e R$ 43.750, enquanto que o Stilo tem opções que variam de R$ 48.770 a R$ 65.610.



NA PRÁTICA
Saiba como operar um câmbio automatizado

O modo de condução é automático ou manual, onde as trocas são feitas por meio de um toque, para frente (+, o que aumenta) ou para trás (-, o que reduz) na alavanca de câmbio



Há cinco posições na alavanca:
N - neutro (ponto morto)
D - drive (do inglês direção, para guiar no modo automático)
M - manual
R- ré
S - condução esportiva




Borboletas no volante:
Também conhecidos como paddle shifts, os acionadores (opcionais) permitem trocar as marchas sem tirar as mãos do volante, por meio de um toque

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