quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Caiu no gosto - Captiva Sport é sucesso no Brasil. Versão 2.4 traz bom pacote e desempenho adequado
Ele não custa pouco para o nível salarial do país, mas é fácil encontrá-lo pelas ruas. Isso por que mexicano Captiva é o melhor exemplo do bom momento em que vive o mercado de utilitários-esportivos no Brasil. Em 2008 as vendas desse tipo de veículo cresceram 26% comparadas ao ano anterior. Oferecida desde fevereiro, a versão 2.4 Ecotec mantém a qualidade de construção da topo de linha 3.6 V6, mas abriu mão de equipamentos a favor de um preço (R$ 86.990) e consumo menores. Motorgerais avaliou o Chevrolet, líder em vendas no segmento de médio porte.
A inspiração do modelo vendido no Brasil veio dos Estados Unidos, onde o Chevrolet também é vendido com a marca Saturn. Comparada à versão V6, a 2.4 se diferencia por ter uma aparência simplificada por meio de pára-choques e maçanetas das portas na cor preta e rodas de alumínio. Retrovisores fixados pela base, luzes de direção que se acendem com o farol baixo e uma ampla área envidraçada são algumas peculiaridades do estilo do modelo, que faz sucesso nas ruas.
A boa expectativa gerada pela aparência se repete no interior, com acabamento de tecido e apliques cromados no painel e nas portas. O volante, de três raios, tem boa empunhadura, e os comandos estão à mão. A ampla distância entre eixos favorece o espaço para as pernas para quem viaja atrás. Entretanto, falta o terceiro encosto de cabeça no banco traseiro e a regulagem manual dos bancos dianteiros exige certo esforço.
Embora tenha a mesma cilindrada do antigo propulsor do Vectra, o 2.4 Ecotec nada tem a ver com o motor nacional. Produzido nos EUA, ele é do tipo DOHC (Dual Overhead Camshaft), possui 16 válvulas e desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm, números suficientes para um desempenho adequado na cidade e na estrada. O ótimo torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm só não se traduz em acelerações mais eficientes devido ao grande peso do veículo. Pesa contra também o câmbio automático de somente quatro velocidades, o que limita a disponibilidade de potência em retomadas. O fabricante anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.
Uma extensa linha de recursos equipa a versão de entrada, com destaque para os equipamentos de segurança. Há dois airbags frontais, dois laterais, dois do tipo cortina, freios ABS e controle de estabilidade. Curiosamente, a direção elétrica foi abolida na linha 2010, que embora ainda não tenha sido anunciada pela General Motors, já está à venda. Nela, a assistência passa a ser hidráulica, o que torna o giro do volante um pouco menos leve. A tração é 4x2, o que de certa forma não compromete o desempenho em percursos fora-de-estrada leves, como estradas de terra.
FICHA TÉCNICA
Chevrolet Captiva Sport 2.4 Ecotec
MOTOR - Quatro cilindros em linha, 16 válvulas, a gasolina; potência de 171 cv a 6.500 rpm; torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm
TRANSMISSÃO - Automática, de quatro velocidade e opção de trocas seqüenciais
DIREÇÃO - Assistênc ia elétrica
SUSPENSÃO - Dianteira McPherson, independente e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás; traseira independente, quatro braços articulados e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
FREIOS - A disco na dianteira e a na traseira, com sistema antibloqueante (ABS)
RODAS/PNEUS - aro 17; 235/60
DIMENSÕES - 4 ,57 metros de comprimento; 2,08 m de largura; 1,70 m de altura; distância entre eixos de 2,70
PESO/PORTA-MALAS – 1.678 kg; capacidade para 821 litros de bagagem
CONSUMO - 10 km/l, 14,9 km/l e 11,7 km/l para cidade, estrada e médio, na ordem
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE - alarme, airbags frontais, laterais e de cortina, ar-condicionado, coluna de direção regulável em altura, computador de bordo, direção hidráulica (a partir da linha 2010), faróis de neblina, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, rodas de alumínio, piloto automático e rádio CD MP3.
OPCIONAIS - Não há
BOM
- Lista de equipamentos
- Qualidade de construção
RUIM
- Banco do motorista poderia ter regulagens elétricas
- Falta sensor traseiro de estacionamento
PREÇO: R$ 86.990 (com câmbio manual)
*O carro foi cedido para avaliação pela General Motors
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