sexta-feira, 11 de setembro de 2009

DUAS VEZES PRIMOGÊNITA



DUAS RODAS - Na aparência ela lembra a antiga geração da Biz. Mas o bom número de equipamentos e a ausência de opcionais, algo não visto nas motos da Honda, já entrega a origem em um novo fabricante do setor de duas rodas. Para ser mais específico, trata-se de uma Dafra. Primeira cub (misto de scooter e motocicleta) do fabricante, a Zig também é fruto pioneiro depois que a marca pertencente ao grupo Itavema fechou acordo de produção com a marca indiana TVS Motor Company.

Freio a disco na roda dianteira, partida elétrica e rodas de alumínio aro 17 são itens de série. O painel de instrumentos reúne velocímetro, hodômetro, indicador do nível de combustível, acionamento dos faróis, seleção de marchas e de mudança de direção. Ainda há um porta-objetos sob o assento e a alça do passageiro é de alumínio.



O motor OHC (Over Head Camshaft) de 101,8 cm³ vem com comando no cabeçote, gera potência de 7,8 cavalos a 7.500 rpm e torque de 0,8 kgfm a 6.000 rpm. A transmissão é manual, de quatro marchas, com acionamento por meio de pedal e trocas sem uso de manete, pois a embreagem é do tipo centrífuga. Entre os recursos há o balanceiro (balance shaft), que contribui para que a motocicleta ofereça menor nível de vibração. O preço ainda não foi revelado, mas o fabricante espera vender 15 mil unidades por ano. (B.F.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário