quarta-feira, 19 de agosto de 2009

JIPINHOS DE VERDADE

MERCADO - A moda começou com a Fiat, em 1998, quando foi lançado o primeiro Palio Adventure, versão com suspensão elevada e pneus de uso misto, própria para encarar trechos fora-de-estrada. Logo se espalhou entre versões que só tem adereços estéticos e não cumprem o que sua aparência promete. O resultado é que não faltam compactos aventureiros. Mas quais deles podem de fato enfrentar situações além do que a tração 4x2 oferece, como um utilitário-esportivo (ou jipe)?

O Suzuki SX4 com certeza é um dos poucos. Revelado hoje pelo fabricante japonês, o modelo já havia sido flagrado por Motorgerais no último sábado. Ele compartilha a mesma carroceria do italiano Fiat Sedici e chega ao país com motor 2.0 16 válvulas de 145 cavalos. Porém, sua grande novidade é a tração integral 3Mode i-AWD, que distribui a força do motor automaticamente entre as rodas, segundo a necessidade.

Ela funciona por meio de três modos: 2WD, com tração dianteira, AWD Auto, que distribui a tração em situações como em pistas escorregadias e AWD Lock, que dá maior força às rodas traseiras, sendo indicada a terrenos fora-de-estrada a uma velocidade de até 60 km/h. Previsto para chegar às lojas em setembro, o SX4 custará R$ 61.990 na versão com câmbio manual e R$ 66.790 na automática. Como opcional, há um pacote esportivo estético, que acrescenta R$ 4 mil ao preço. (B.F.)


Outros compactos próprios para andar no fora-de-estrada:

Fiat Palio, Dobló, Idea e Strada Adventure Locker
Motor: 1.8 flex
Tração: 4x2 (dianteira) com bloqueio de diferencial
Preços: R$ 53.680, R$ 58.430, R$ 51.890 e R$ 44.850

Ford EcoSport
Motor: 2.0 16v flex
Tração: 4x4
Preço: R$ 63.605

Suzuki Jimny
Motor: 1.3 16v a gasolina
Tração: 4x4
Preço: R$ 57.490

O EcoSport da Renault - No início de julho fotos do Dacia Duster surgiram na internet. Mas o que este utilitário romeno do grupo Renault tem a ver com o Brasil? Tudo. Ele será a aposta do fabricante para bater de frente com o Ford EcoSport, sem um concorrente nacional à sua altura. Com motores 1.6 16v flex e 2.0 16v, o Duster terá muitos elementos em comum com o hatch Sandero, assim como o Ford compartilha peças com o Fiesta. A previsão é que chegue ao mercado já em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário