PEDÁGIO - Sempre fui defensor de rodovias pedagiadas. Não adianta: nem com toda a carga tributária submetida aos proprietários de veículos, o Estado brasileiro nunca (e parece que nunca irá) cuida das vias da maneira devida, ocasionando mais prejuízos ao nosso bolso.
Nesse campo há resultados bastante positivos, como a BR-381 -Fernão Dias- que ganhou melhorias válidas, como terceira pista em vários pontos, entre Belo Horizonte e São Paulo. E, por enquanto, há somente três pedágios de R$ 1,10 cada (no total serão oito).
Mas para quem usa a MG-050, fruto da PPP (Parceria Público Privada) do governo de Minas Gerais, segundas faixas para ultrapassagem são, digamos, uma miragem -vide foto.
No sentido Itaúna X Divinópolis não há nenhuma (no sentido inverso há somente uma faixa adicional, após o trevo de acesso à Carmo do Cajuru). E mesmo com a cobrança de R$ 3,30 em cinco praças, a pista única continua predominando ao longo do trajeto.
Não vi alargamento de pista. O resultado é um enorme gargalo no trânsito -vide foto, mais uma vez- e velocidades que não superam a casa dos 80 km/h (na Fernão, dirige-se a 110 km/h sem sustos).
Será que a concessionária da MG-050 não deveria seguir o exemplo da sua "irmã" da BR-381? (B.F.)
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