quarta-feira, 2 de setembro de 2009
TEST-DRIVE: EFFA ULC
PARA O TRABALHO. NÃO MUITO PESADO - Nos anos 90 a microvan Asia Towner se tornou um fenômeno no Brasil graças à sua praticidade e economia de combustível. Porém, ela foi descontinuada, os anos se passaram e o seu maior público -os profissionais autônomos- ficaram sem opção à altura. Pelo menos até a chegada de três modelos chineses bem semelhantes. O Effa ULC, versão passageiros, foi o primeiro deles a ser dirigido por Motorgerais para a série Test-Drive, sinergia de conteúdo com o site Notícias Automotivas que mostra as impressões como um consumidor comum.
Ao dirigir
Para os maiores de 1,85 m, como eu, o amplo espaço interno é a primeira característica ao ser notada logo ao entrar no interior. Sentado no banco do motorista, vem a primeira decepção: não há regulagem de altura para o volante. O acabamento é simples, com ênfase no plástico abundante no painel, nas portas e a forração dos bancos é semelhante a uma capa de proteção. Pode-se levar até sete passageiros (na configuração 2 + 2 + 3) e a visibilidade é ótima, graças aos amplos vidros laterais e traseiro.
Dada a partida, hora de guiar. Logo na saída o câmbio se mostra impraticável: é algo impreciso e extremamente difícil para se encaixar as marchas. É preciso ter certa manha. Embora seja 1.0, o motor com 47 cavalos e 7,4 kgfm de torque parece ter 800 cilindrada, também exigindo paciência. É difícil acompanhar o trânsito de uma avenida, mesmo pisando fundo no acelerador. A velocidade máxima anunciada pelo importador é de 100 km/h. Na hora de negociar, nos foram ofertadas duas opções de compra: uma ULC ano 2007 por R$ 26 mil e várias outras unidades ano 2008 por R$ 27.200, o que indica estoque antigo nas revendas. (B.F.)
FICHA TÉCNICA
Effa ULC (Ultra Light Comercial)
MOTOR - Quatro cilindros em linha, oito válvulas, a gasolina; potência de 47 cavalos a 5.000 rpm; torque de 7,4 kgfm de 3.500 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO - Mecânica, tipo pinhão e cremalheira
SUSPENSÃO - Dianteira independente, do tipo McPherson, com molas espirais e amortecedores pressurizados; traseira de eixo rígido com feixe de molas helicoidais e amortecedores pressurizados
FREIOS - Dianteiro a disco e traseiro com tambor auto-ajustável
RODAS/PNEUS - aro 13, 165/70
DIMENSÕES - 3,56 metros de comprimento; 1,60 m de largura; 1,67 m de altura
PESO/CAPACIDADE DE CARGA - 960 kg; 570 kg
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE - Acendedor de cigarros, ar quente, rádio, desembaçador e limpador do vidro traseiro
OPCIONAIS - Não há
BOM
- Espaço interno
- Visibilidade
RUIM
- Acabamento
- Desempenho
PREÇO: R$ 26 mil (modelo 2007) e R$ 27.200 (modelo 2008)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
gostaria de saber o que significa o botão do painel que esta escrito REC
Agradeço desde já!
Faço a mesma pergunta do amigo William...
P/ QUE SERVE O BOTÃO REC DO PAINEL...
acho que o botão REC é tipo um climatizador.. não chaga a deixa o ar frio mas da uma quebrada o ar morno que vem da rua.. acredito que não seja um ar condicionado e sim um climatizador fraco...bem fraco hehe se alguem tiver mais alguma informação favor me repasse por e-mail
fabricio_elfera@hotmail.com
ATT Fabricio effa bau branca
Alguém tem o manual da Towner?
É um reciclador de ar.
Boa noite Willian eu tenho uma 2011 também é tem esse botão REC vc pode me informar para que server
Faço a mesma pergunta
boa noite pra acionar o compressordo ar tem queaperta o rec
Gostaria de comprar uma Towner ano 2009á 2010 prata quem tiver vendendo me ligue 996822410
Pretendo comprar uma Tower Effa ano 2012 contato 35 991802710 tenho um gol G 3 pra negociar
Eu quiero comprar una 11970543170
Postar um comentário